Guarujá terá nova plataforma para auxiliar alunos e professores no ensino híbrido

Para usar a ferramenta interativa, a Prefeitura treinará professores em março

Comentar
Compartilhar
01 MAR 2021Por Da Reportagem11h30
No momento, a Secretaria de Educação trabalha na viabilização do acesso à internet aos educadores e estudantesNo momento, a Secretaria de Educação trabalha na viabilização do acesso à internet aos educadores e estudantesFoto: Divulgação

Neste ano letivo, professores e alunos da rede municipal de ensino de Guarujá terão à disposição uma nova plataforma digital: a Conecte Educação – Uma Escolha que Faz a Diferença. Trata-se de uma ferramenta interativa, destinada a auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos ensinos Infantil e Fundamental I e II. A iniciativa foi adquirida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e visa aprimorar o Projeto de Ensino Remoto.

Para utilização da plataforma, a pasta iniciará treinamento com os técnicos da Seduc e equipes gestoras das unidades escolares, e na sequência com os professores. O cronograma de capacitação começa em março, em data que vem sendo definida. O lançamento oficial da ferramenta também está sendo preparado. Paralelamente, a Seduc já realiza os trâmites burocráticos que irão viabilizar o acesso à internet aos educadores e, posteriormente, aos estudantes.

Adquirida pela Prefeitura, o 'Conecte Educação' é um sistema on-line, que tem como principal objetivo trabalhar o sistema cognitivo dos alunos, por meio de conteúdos de estudo. Através dele, serão ofertados uma gama de recursos como gráficos, podcasts, jogos e outros instrumentos, que contarão, também, com uma biblioteca virtual com temas relativos aos aplicados em sala de aula.

De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, o objetivo desta ferramenta é melhorar ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal. "Este é um importante investimento, que visa aprimorar o ensino híbrido já desenvolvido em nossa rede municipal. Assim, vamos garantindo o acesso amplo e irrestrito desta ferramenta a todos os professores e alunos".

COMO FUNCIONA?
Um link será disponibilizado no site da Prefeitura. O professor terá o seu conteúdo de aulas podendo, inclusive, alterar e incrementar os roteiros programáticos. Já o aluno terá uma espécie de caderno virtual no Conecte, que acompanhará toda a sua trajetória escolar na rede municipal. Todos terão seu próprio login e senha.

Para a Educação Infantil, a ferramenta promoverá atividades em ambientes virtuais mais lúdicos, que estimulam o raciocínio lógico dos alunos, respeitando sua individualidade. Já no Ensino Fundamental I e II, a proposta da plataforma é criar um ambiente coletivo elencando contribuições autorais, com interfaces em formatos já conhecidos e de fácil acesso beneficiados.

Aos professores, a 'Conecte Educação' permite de maneira construtiva, a criação e edição de conteúdos, inclusive com projetos pedagógicos atrelados a tecnologia e ao dia a dia. Aos alunos, disponibiliza uma série de ferramentas interativas para ajudar no aprendizado. Além disso, conta ainda com ferramentas de avaliação, pesquisas e acompanhamento de gestores, relatórios, com a visualização de habilidades e competências já desenvolvidas.