Guarujá

Guarujá tem programação alusiva ao Dia Mundial de conscientização do Autismo

Data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para promover a inclusão e o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista

Da Reportagem

Publicado em 01/04/2022 às 20:37

Compartilhe:

Como objetivo de promover a reflexão e a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Guarujá promove uma programação alusiva ao dia 2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação teve início nesta sexta-feira (1º) com um pedágio educativo, entre outras atividades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O pedágio educativo foi realizado nesta sexta-feira (1º), às 13h30, no Paço Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio), com a entrega de adesivos e conscientização de servidores e prestadores de serviços.

Caminhada

No próximo dia 10, às 14 horas, acontece uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de conscientização do Autismo. O evento é organizado pelo movimento União Autista e a Organização Neuro Diversa pelos direitos dos Autistas – Onda Guarujá. A concentração será na Praia de Pitangueiras, próximo ao Restaurante Avelinos, e o público segue até a Praça dos Expedicionários. O evento contará com a presença de personagens infantis e quem for prestigiar deve ir preferencialmente de camiseta azul.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Esse ano, a Campanha Nacional tem como tema: 'Lugar de autista é em todo lugar'.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Segundo dados da Center of Deseases Controland Prevention (CDC), órgão ligado aos Estados Unidos, existem dois milhões de autistas no Brasil.

Ações

Guarujá conta com um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma Comissão Municipal de Acessibilidade e uma Assessoria de Políticas Públicas atuando diretamente com aPessoas com Deficiência.

Durante os últimos anos, foram implementadas ações em prol das pessoas com deficiência entre elas a aprovação da Lei Municipal nº 4.376/2017, que obriga os estabelecimentos comerciais de Guarujá a instalarem placas de atendimento preferencial com o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em 2020, foi instituída a Comissão de Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O grupo é formado por representantes do governo e da sociedade civil e tem a missão discutir e criar políticas públicas para os autistas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Eleitores idosos dobram e jovens caem 20% em Santos, no litoral de SP

O município também tem o menor percentual de menores de idade no eleitorado em toda a Baixada Santista

Cotidiano

Pior dor do mundo! Entenda mais sobre a Neuralgia do Trigêmeo

A doença provoca dores tão fortes que diversos pacientes pensam em eutanásia

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter