Guarujá supera meta de vacinação antirrábica com mais de 36 mil animais imunizados

Neste ano, a Cidade tinha como meta vacinar 35 mil animais; no ano passado, mais de 32 mil receberam a dose

Comentar
Compartilhar
22 OUT 2018Por Da Reportagem13h30
Os animais a partir dos três meses de idade puderam tomar a vacina, exceto animais doentesOs animais a partir dos três meses de idade puderam tomar a vacina, exceto animais doentesFoto: Divulgação/PMS

A campanha de vacinação antirrábica em Guarujá, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), superou a meta inicial era de imunizar um total de 35 mil cães e gatos. Este ano, mais de 36 mil cães e gatos foram vacinados durante a ação, ultrapassando, inclusive o número de aplicações em 2017, que foi mais de 32 mil.

A iniciativa aconteceu de julho a outubro, atendendo a vários bairros de Guarujá, com cerca de 30 postos volantes de vacinação em dias específicos e também disponibilizou as doses no canil municipal, sempre atendendo os moradores das 9 às 15 horas. Os animais a partir dos três meses de idade puderam tomar a vacina, exceto animais doentes.

"É muito importante vacinar o animal contra essa doença, já que ela é causada por um vírus altamente mortal. O único caminho para evitar a reintrodução do vírus é imunizando os animais domésticos contra essa terrível doença, que causa dores musculares, fadiga, salivação excessiva (baba), febre e alucinação, podendo levar até à morte", diz o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antônio Chagas da Conceição.

Serviço

Mesmo com o término da campanha, o munícipe pode levar seu bichinho ao Centro de Controle de Zoonoses, que dispõe de vacinas contra a raiva habitualmente. A sede do CCZ fica na Rua Maria Lídio Rêgo Lima, 301, Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho. As doses são aplicadas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Mais informações por meio do telefone: (13) 3387-7197.