Guarujá

Guarujá reúne 200 adolescentes em fórum para prevenção de HIV e ISTs

O evento do Dezembro Vermelho discute educação em saúde, práticas seguras e combate ao preconceito entre jovens do município da Baixada Santista

Giovanna Camiotto

Publicado em 30/11/2025 às 08:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O evento busca reforçar a importância da educação em saúde para o público jovem / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá vai promover na segunda-feira (1º) o fórum "Dialogando Sobre HIV e AIDS – Juventude Consciente e Informação Que Transforma", em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento de conscientização será realizado das 14h às 17h no auditório da Unaerp – Campus Guarujá (Av. Dom Pedro, nº 3.300, Enseada) e deve reunir cerca de 200 adolescentes da rede municipal de ensino e do CAMP Guarujá.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Brasil vai produzir novos remédios para HIV e câncer: Butantan confirma novas parcerias

• São Vicente vira referência e registra a maior queda nos casos de HIV da Baixada Santista

• Minissérie da HBO Max revive luta contra o HIV na década de 1980 no Brasil

A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), busca reforçar a importância da educação em saúde para o público jovem, promovendo ações de prevenção, acesso à informação qualificada e combate ao preconceito.

Entre os participantes, estarão alunos das escolas municipais Professora Maria Aparecida Ramos Camargo, Vereador Francisco Figueiredo e Professora Dirce Valério Gracia, na faixa etária de 14 a 17 anos, além de 54 adolescentes do CAMP.

Continua depois da publicidade

O fórum contará com a presença de profissionais da Unidade Complexa William Rocha, referência em doenças infectocontagiosas, e gestores da Atenção Primária em Saúde.

As atividades serão conduzidas pelo infectologista Orival Silva Silveira e pela coordenadora do Programa de ISTs, AIDS e Hepatites Virais, Márcia Helena Rodrigues, que abordarão desde conceitos básicos sobre HIV, formas de transmissão e prevenção, até orientações sobre autonomia, cuidado com a saúde e combate ao preconceito.

O secretário de Saúde, Fábio Mesquita, reforçou a importância da iniciativa voltada aos jovens: “Embora hoje seja uma doença crônica manejável e as pessoas tenham medicamentos de melhor qualidade, além dos avanços da tecnologia com medicamentos injetáveis, temos ainda mais para avançar e não podemos transformar isso em uma coisa normal”.

Continua depois da publicidade

O fórum reafirma o compromisso da Prefeitura em promover informação, prevenção e conscientização entre os adolescentes, incentivando práticas seguras e o respeito à diversidade no Guarujá.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software