Guarujá recebe mais 3.500 doses da vacina contra a covid-19

A nova remessa é do imunizante produzido pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca; vacinação seguirá atendendo profissionais de saúde

Comentar
Compartilhar
25 JAN 2021Por Da Reportagem20h16
O quantitativo será utilizado para continuar a vacinação de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemiaFoto: Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura de Guarujá recebe nesta terça-feira (26) mais 3.500 doses de vacina contra a covid-19. Esta segunda remessa é do imunizante produzido pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. O quantitativo será utilizado para continuar a vacinação de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.

As doses imunizarão os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão em contato direto com pacientes que apresentem sintomas de covid-19. A quantidade do público-alvo a ser coberta aumentará conforme o Município receber novas doses dos dois imunizantes que fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

"Seguiremos o atendimento a quem está na linha de frente. Com as novas doses, imunizaremos os profissionais da atenção básica do Município, que também lidam com pacientes sintomáticos diariamente. Esperamos a chegada de mais doses para dar sequência à vacinação do grupo prioritário", destaca o prefeito de Guarujá, Válter Suman.

Vacinação segue em andamento

Esta é a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 enviada a Guarujá. Na última quarta-feira (20), o Município recebeu do Governo Federal 4.600 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo labortatório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Desde então, já foram imunizados 1.607 profissionais de saúde, da chamada linha de frente no combate à covid-19.

Todas as doses são destinadas ao posto centralizado, que fica na Usafa Jardim dos Pássaros, onde ocorre a vacinação. Estão nesse grupo quem atua nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os profissionais que atuam na rede hospitalar foram imunizados em seus próprios postos de trabalho.

Também serão aplicadas vacinas em idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Equipes da Sesau irão até as oito instituições da Cidade para imunizar 189 idosos e mais 141 funcionários, totalizando 330 doses.