Guarujá

Guarujá quer armar todos os GCMs

Diretor da Guarda Civil quer todos os agentes que atuam na rua armados antes do verão começar oficialmente

LG Rodrigues

Publicado em 05/10/2019 às 08:50

Atualizado em 05/10/2019 às 10:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Guarda Civil Municipal de Guarujá começou a receber os armamentos ainda em março deste ano / HELDER LIMA / PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARUJÁ

Continua depois da publicidade

O comando da Guarda Civil Municipal de Guarujá quer que todos os agentes que atuam nas ruas já estejam preparados e armados para o início da temporada deste ano. O objetivo é garantir maior segurança para moradores e turistas que estejam na cidade entre os meses de novembro e fevereiro do ano que vem, período em que a Região recebe um alto fluxo de visitantes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 284 agentes e outros 23 se formaram e deverão integrar a instituição em breve. Segundo o Comando, 35 profissionais já estão usando armas de fogo desde março, quando as primeiras armas foram entregues. A utilização dos equipamentos foi aprovada no último trimestre de 2017 após o projeto de lei ter sido discutido pela Câmara de Vereadores do município em questão.

Continua depois da publicidade

A intenção dos responsáveis pela segurança é de que todos os agentes da Guarda Civil Municipal passem a utilizar armas a fim de poder realizar a segurança de Guarujá durante a alta temporada, que começa de forma não oficial em dezembro deste ano. Apesar disso, as autoridades admitem que parte dos armamentos ainda não chegou.

"O ideal para nós da GCM é que nosso operacional que atua na rua esteja armado. Teremos 97 armas disponíveis até o fim deste mês e nossa ronda estará quase em toda sua totalidade armada. Em seguida trabalharemos para armar o pessoal dos postos conforme eles sejam habilitados. A previsão é estar com todo nosso operacional armado até a temporada, queremos que todos os que atuam nos patrulhamentos estejam portando armas até lá", explica o diretor da Guarda Civil Municipal, Luiz Carlos Mariano.

Continua depois da publicidade

Desde que os agentes começaram a portar os armamentos, 30 indivíduos já foram detidos e encaminhados para delegacias da cidade, onde foram entregues à Polícia Civil depois de terem sido flagrados em delitos.

Os profissionais da GCM de Guarujá se formaram após terem sido submetidos a treinamento em parceria com a Polícia Federal por meio de convênio. Os profissionais também passaram por capacitação com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

"Eles foram preparados por instrutores treinados e foram habilitados a utilizar armas de calibre 38 e pistolas semiautomáticas de calibre 380. Atualmente, contamos com 35 armas compradas pela prefeitura, já adquirimos, mas ainda não chegaram, outras 62 armas e também já possuímos cerca de 200 coletes, mas compramos outros 50 que ainda estão por chegar", afirma.

Continua depois da publicidade

O diretor da Guarda Civil Municipal afirma que registrou uma queda de 20% no número de delitos contra o patrimônio público em Guarujá.

"Estudos apontam que cidades que contam com Guardas Civis armadas têm redução bastante satisfatória nos índices de delitos e aqui no Guarujá não foi diferente", conclui.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software