Guarujá promete ciclovia para o aniversário

A Avenida Marjory da Silva Prado foi submetida a um processo de reurbanização em maio do ano passado.

Comentar
Compartilhar
03 JUN 2019Por LG Rodrigues05h02
A ciclovia foi regularizada e passou por uma limpeza.Foto: NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

A Prefeitura de Guarujá está correndo contra o tempo para finalizar as obras de reurbanização que estão sendo efetuadas na Avenida Marjory da Silva Prado. A promessa inicial é de que o trecho seja entregue no aniversário do município, comemorado em 30 de junho. Enquanto isso, a prefeitura afirma que as obras do Mirante da Campina já foram retomadas.

Localizada entre a Praia de Pernambuco e o Guarujá Golf Club, a Avenida Marjory da Silva Prado foi submetida a um processo de reurbanização em maio do ano passado focado na drenagem de guias e sarjetas, além de pavimentação e recapeamento da via. O trecho também recebeu nova iluminação pública e paisagismo. Já a ciclovia foi regularizada e passou por uma limpeza.

Apesar dos transtornos, segundo alguns munícipes, a obra já se encontra quase pronta para ser entregue à população.

"Eles colocaram a sinalização na semana passada, mas ainda estão fazendo alguns detalhes pelo que observamos. O movimento aqui na minha banca melhorou bastante depois que a obra acabou, ficou um tempão cavando aqui e colocando manilha, mas melhorou a infraestrutura, o trânsito tá mais fluído. Antes, todo mundo reclamava por causa dos buracos e colocaram uma ciclovia que também é muito bom", afirma a comerciante de 67 anos, Deusalina Gonçalves Filho.

A opinião é compartilhada pelo auxiliar de manutenção Alex Silva Oliveira, de 33 anos. Segundo ele, as obras se tornaram um transtorno, mas o resultado deixou quem trabalha na região satisfeito.

"Quase todo dia passo por aqui, sempre de segunda a sábado. A obra durou uns três meses ou mais por causa das chuvas. Não tinha uma ciclovia de fato e agora colocaram desse lado junto com a iluminação nova, porque nós tínhamos pouca. Havia muito buraco aqui na região, mas agora ficou 100%", explica.

Ao todo, um quilômetro da avenida, mais precisamente na extensão que compreende a via entre a Avenida Hans Staden e a Rua das Yucas, foi beneficiado pela obra. Segundo dados cedidos pela administração municipal, os serviços foram executados pela Terracom após a empresa vencer licitação pública. Ao todo, foram utilizados mais de R$ 2,5 milhões de convênio de Guarujá com o Governo do Estado.

MORRO DO MALUF

Em contrapartida, as obras do Mirante da Campina, conhecido popularmente como Morro do Maluf, que foram retomadas neste mês, ainda seguem distantes de serem realidade. Iniciadas originalmente em julho de 2018, a data contratual para a entrega acabou sendo prorrogada, segundo a prefeitura. Atualmente, o prazo previsto para que todos os serviços sejam finalizados é de seis meses.

"Com o fim da obra deve aumentar o movimento porque antes não tinha muita segurança aqui pela região e agora eu acredito que a iluminação nova deva aumentar a segurança, que é o mais importante, especialmente durante a noite", afirma o aposentado Reinaldo Veneziano.

O Mirante da Campina recebeu investimento de pouco menos de R$ 1 milhão. A verba foi destinada para serviços de iluminação, sarjetas, sinalização entre outros itens.

Até o momento, um terço dos serviços já foi executado e a próxima etapa consiste no assentamento do piso do estacionamento, calçada, iluminação, instalação do guarda-corpo e paisagismo.