GUARUJÁ

Guarujá: ônibus lotado ainda é problema

Morador sugere ônibus só para estudantes em horários de pico. Trabalhadores não conseguem subir nos coletivos

Carlos Ratton

Publicado em 20/09/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os ônibus de Guarujá vivem lotados em horários de pico de estudantes, causando desconforto / Crédito Nair Bueno

Continua depois da publicidade

"O problema de lotação no transporte público tem solução fácil. Basta que a Prefeitura de Guarujá entre em contato com a empresa de ônibus, concessionária do serviço, e peça a colocação de carros (ônibus) específicos para estudantes nos horários de pico (ida e vinda da escola)". A sugestão é do auxiliar-administrativo Luiz Roberto Albuquerque, que costuma pegar a condução no ponto de ônibus da Avenida Dom Pedro I, em frente ao Supermercado Extra, sentido Perequê-Centro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Reportagem conversou também com um motorista da empresa City Transporte Urbano, que faz o percurso, que disse que a solução apresentada pelo trabalhador já foi apresentada, mas nunca adotada pela concessionária.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PAT Guarujá oferta 32 vagas de emprego nesta terça-feira (19)

• Caminhão do Peixe de Guarujá tem pescados a preços acessíveis

• Reciclagem de vidro cresce 58% em Guarujá

"Os estudantes tem horários previstos, geralmente entre 6h30 e 7h30; entre 11h30 e 13 horas e, por último, das 17h30 às 19 horas. Os carros não deveriam rodar lotados, fazendo com que muita gente permaneça por até uma hora aguardando o mais vazio"

A equipe do Diário utiliza o transporte público diariamente em Guarujá. Do Perequê até o último ponto de embarque e desembarque da Avenida Emílio Carlos, antes do ônibus entrar na Avenida Puglisi, é praticamente impossível embarcar nas primeiras horas da manhã, devido a grande quantidade de estudantes e trabalhadores que utilizam o transporte público. A situação só muda no ponto da Rodoviária. A situação melhora um pouco no ponto em frente ao Teatro Procópio Ferreira.

Continua depois da publicidade

"Os vereadores de Guarujá não pegam ônibus. Por isso, embora representem a população, desconhecem os problemas diários do povo da Cidade. A preocupação deles, principalmente este ano, já é a eleição do ano que vem. Nada muda em Guarujá, infelizmente", desabafa Mariana de Oliveira, que carregava uma sacola grande e tinha muita dificuldade de transitar dentro do coletivo.

PREFEITURA

A Prefeitura de Guarujá informa que a equipe técnica da Superintendência de Trânsito e Transporte Público(STTP) promoverá estudos de demanda e, então, propor alternativa mais adequada ao caso.

Continua depois da publicidade

A Administração Municipal esclarece ainda que a "colocação de carros (ônibus) específicos para estudantes" conforme sugerido é operacionalmente inviável, visto a impossibilidade de se impedir que outros usuários acessem o transporte público regular nesses horários, limitando o acesso apenas aos estudantes.

A Câmara de Vereadores de Guarujá e a City Transporte Urbano foram procuradas para se posicionarem sobre as considerações dos entrevistados pela Reportagem mas, até o fechamento da edição, não se manifestaram.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software