Guarujá: ônibus lotado ainda é problema

Morador sugere ônibus só para estudantes em horários de pico. Trabalhadores não conseguem subir nos coletivos

Os ônibus de Guarujá vivem lotados em horários de pico de estudantes, causando desconforto

Os ônibus de Guarujá vivem lotados em horários de pico de estudantes, causando desconforto | Crédito Nair Bueno

“O problema de lotação no transporte público tem solução fácil. Basta que a Prefeitura de Guarujá entre em contato com a empresa de ônibus, concessionária do serviço, e peça a colocação de carros (ônibus) específicos para estudantes nos horários de pico (ida e vinda da escola)”. A sugestão é do auxiliar-administrativo Luiz Roberto Albuquerque, que costuma pegar a condução no ponto de ônibus da Avenida Dom Pedro I, em frente ao Supermercado Extra, sentido Perequê-Centro.

A Reportagem conversou também com um motorista da empresa City Transporte Urbano, que faz o percurso, que disse que a solução apresentada pelo trabalhador já foi apresentada, mas nunca adotada pela concessionária.

“Os estudantes tem horários previstos, geralmente entre 6h30 e 7h30; entre 11h30 e 13 horas e, por último, das 17h30 às 19 horas. Os carros não deveriam rodar lotados, fazendo com que muita gente permaneça por até uma hora aguardando o mais vazio”

A equipe do Diário utiliza o transporte público diariamente em Guarujá. Do Perequê até o último ponto de embarque e desembarque da Avenida Emílio Carlos, antes do ônibus entrar na Avenida Puglisi, é praticamente impossível embarcar nas primeiras horas da manhã, devido a grande quantidade de estudantes e trabalhadores que utilizam o transporte público. A situação só muda no ponto da Rodoviária. A situação melhora um pouco no ponto em frente ao Teatro Procópio Ferreira.

“Os vereadores de Guarujá não pegam ônibus. Por isso, embora representem a população, desconhecem os problemas diários do povo da Cidade. A preocupação deles, principalmente este ano, já é a eleição do ano que vem. Nada muda em Guarujá, infelizmente”, desabafa Mariana de Oliveira, que carregava uma sacola grande e tinha muita dificuldade de transitar dentro do coletivo.

PREFEITURA

A Prefeitura de Guarujá informa que a equipe técnica da Superintendência de Trânsito e Transporte Público(STTP) promoverá estudos de demanda e, então, propor alternativa mais adequada ao caso.

A Administração Municipal esclarece ainda que a “colocação de carros (ônibus) específicos para estudantes” conforme sugerido é operacionalmente inviável, visto a impossibilidade de se impedir que outros usuários acessem o transporte público regular nesses horários, limitando o acesso apenas aos estudantes.

A Câmara de Vereadores de Guarujá e a City Transporte Urbano foram procuradas para se posicionarem sobre as considerações dos entrevistados pela Reportagem mas, até o fechamento da edição, não se manifestaram.