Guarujá

Guarujá lança plano preventivo de Defesa Civil para monitorar áreas de risco

A Prefeitura assina nesta quinta-feira (27) o projeto para intensificar o monitoramento da cidade e prevenir desastres no período de chuvas

Giovanna Camiotto

Publicado em 26/11/2025 às 08:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O plano preventivo de Defesa Civil estará ativo durante a época de chuvas mais intensas / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá realizará nesta quinta-feira (27) o lançamento oficial do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O evento, que ocorrerá às 9 horas no anfiteatro da Unaerp – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, nº 3.300 - Enseada), visa fortalecer a gestão de riscos e desastres no Município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante a cerimônia, também haverá a assinatura do Plano de Contingência Municipal (2025-2026) e a apresentação do Projeto Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que visa capacitar a comunidade para prevenir desastres locais e proteger a vida de moradores e turistas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça a praia de Guarujá que ganha selo 'Bandeira Azul' há mais de 15 anos

• ACOMPANHE: Guarujá regulamenta uso de bicicleta motorizada; acompanhe

• Guarujá recebe carretas da mamografia e do empreendedorismo; veja datas

Monitoramento intensificado

O Plano Preventivo de Defesa Civil será implementado a partir de 1º de dezembro e se estenderá até 31 de março de 2026. Este período coincide com a época de chuvas mais intensas, exigindo o monitoramento intensificado nas áreas de riscos geológicos.

As ações do PPDC incluem o monitoramento de 15 áreas de risco no Município, a utilização de dados meteorológicos, pluviométricos e vistorias de campo, além do alerta à população sobre possíveis eventos como enchentes e deslizamentos, contribuindo diretamente para a redução de desastres naturais.

Continua depois da publicidade

O Plano de Contingência Municipal (Plancon) será o guia para o atendimento a emergências de grandes proporções, que tem a finalidade de balizar as ações de todos os órgãos envolvidos em possíveis acidentes que possam gerar riscos à população, especialmente dentro da cidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software