Para alunos sem acesso à internet, pais ou responsáveis deverão se dirigir à escola para retirada do conteúdo impresso / DIVULGAÇÃO/PMG
Continua depois da publicidade
Devido à pandemia no novo coronavírus, a Prefeitura de Guarujá inicia na próxima segunda-feira (27), o Projeto de Ensino Remoto, aos mais de 34 mil alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa online estará disponível no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), na aba Educação seguido por estudo remoto. O mesmo link vai ser disponibilizado nas páginas das escolas no facebook.
A medida conta com cronograma específico e integra as medidas de reorganização do calendário escolar, em função da suspensão das aulas presenciais desde 23 de março. Por isso, desta segunda-feira (27) até 30 de abril serão disponibilizadas atividades para que os alunos se familiarizem com a plataforma.
Continua depois da publicidade
Posteriormente, de 4 a 8 de maio, o cronograma envolverá atividades aos alunos e retorno dos professores para a formação continuada de ensino remoto. E por fim, a terceira semana, de 11 a 15 de maio, além da postagem das atividades, haverá o início da interação com professores para auxílio, interpretação, tirar dúvidas e resolução das atividades propostas junto aos alunos.
De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, João Pecchiore, com a dispensa do cumprimento dos 200 dias letivos em função da Covid-19, e com o objetivo de cumprir 800 horas de estudos prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Prefeitura vai disponibilizar as atividades aos educandos. "Será um conteúdo fornecido semanalmente, para que neste primeiro momento, possamos familiarizá-los com a plataforma e o sistema de ensino remoto".
Continua depois da publicidade
Com relação aos alunos que não possuem acesso à internet, a Sedel informa que pais ou responsáveis deverão se dirigir até a unidade de ensino para retirar o conteúdo, que será disponibilizado impresso e semanal. Para isso, devem entrar em contato com as suas escolas. A esses estudantes, a Sedel vai oferecer um plantão pedagógico na própria escola, com horários pré-estabelecidos, visando evitar aglomerações. A medida também estará disponível através do telefone da unidade ou ainda por meio de grupos de whatsapp.
"Estamos preocupados e criando estratégias para que os nossos estudantes sejam todos contemplados e que nenhum deles fique para trás". O conteúdo do Ensino Remoto envolverá competências de leitura, escrita e de raciocínio matemático, sempre respeitando as formas de aprender de cada um. Em especial à educação infantil, a Sedel recomenda que o Projeto seja composto por encontros online, até três vezes por semana, repleto de brincadeiras, orientações em artes e atividades corporais.
Conforme Pecchiore, o intuito neste momento é implementar uma rotina entre professores, alunos e também suas famílias. "Queremos uma rotina de produção intelectual e de saúde mental para que possamos passar por essa fase". Ao final da pandemia e com o retorno das aulas presenciais, a secretaria fará uma avaliação diagnóstica, o que vai nortear professores nas necessidades de recuperação de alunos.
Continua depois da publicidade
Cronograma Projeto Ensino Remoto:
27 de abril a 30 de abril – atividades aos alunos para que se familiarizem com a plataforma
4 a 8 de maio – atividades aos alunos e retorno dos professores para a formação continuada de ensino remoto
11 a 15 de maio – além da postagem das atividades; início a interação com professores para auxílio, interpretação, tirar dúvidas e resolução das atividades propostas
Recesso Escolar
As aulas presenciais estão suspensas desde 23 de março e prosseguiram oficialmente até 8 de abril. Além disso, o recesso escolar já está em vigor, de 13 a 24 de abril, ou seja, foi feita a antecipação do recesso de julho, que seria de 13 a 24 de julho, cujo período tornam-se agora dias letivos. Com isso, o recesso de dezembro (dias 22, 23, 28 e 29) também precisou ser antecipado para de 27 até 30 de abril, agora como dias letivos.