X

Guarujá

Guarujá homenageia Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar, nesta quinta-feira (5)

Serão realizadas diversas atividades culturais, além da assinatura de decreto instituindo o Dia do Poeta na Cidade

Da Reportagem

Publicado em 03/04/2018 às 14:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quinta-feira (5), Guarujá terá uma comemoração especial para celebrar o dia do Poeta Vicente de Carvalho / Divulgação/PMG

Nesta quinta-feira (5), Guarujá terá uma comemoração especial para celebrar o dia do Poeta Vicente de Carvalho. Na ocasião, a Prefeitura vai realizar atividades culturais e de lazer no Distrito, para homenagear o poeta nascido no dia 5 de abril de 1866.

As ações vão acontecer na Praça 14 Bis e na Praça situada na confluência da Avenida Thiago Ferreira, com as Ruas Agenor de Assis e Rua Bahia, local este onde se encontra o busto do poeta, que foi instalado há 52 anos, em 1966.

A programação tem início às 8h45 na Praça 14 Bis. No local, haverá aulas de alongamento e funcional, atividades de dança, música, oficina de jiu-jitsu, serviços de saúde como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de informações sobre prevenção às doenças como dengue, chikungunya e zika.

Na sequência às 9 horas, na Praça da Avenida Thiago Ferreira (local do busto), a Prefeitura promove a abertura oficial da programação, com a colocação de flores no busto do poeta, apresentação cívica, plantio de árvores, com a presença de alunos da rede municipal, de autoridades e convidados. Após, o poeta Ivan Di Ferraz declamrá poesia do poeta Vicente de Carvalho, e em seguida, a Administração Municipal assina o decreto instituindo o Dia do Poeta de Vicente de Carvalho, no calendário oficial da Cidade.

Já às 10h30, de volta à Praça 14 Bis, o público poderá conferir a festa com a apresentação de fanfarras, dança (pelos alunos da rede municipal), e teatro de fantoches, a ser apresentado pelos atendidos nos projetos sociais da Guarda Civil Municipal (GCM).

Por fim, encerrando as festividades na Praça 14 Bis, a Prefeitura premiará os alunos vencedores do concurso de redação sobre o poeta. Cerca de 2.700 alunos dos 5º anos do ensino fundamental I participaram da iniciativa, de modo que a equipe técnico-pedagógica de cada escola escolheu uma redação por Unidade.

Mais sobre o poeta

 Nascido em Santos em 5 de abril de 1866, Vicente de Augusto de Carvalho era além de poeta, advogado, deputado, jornalista. Casou-se em 1888 com Ermelinda Ferreira de Mesquita em Santos, com quem teve quinze filhos.

Aos 20 anos se formou em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Quando deputado se tornou membro da Comissão de Redação da Constituição do Estado de São Paulo e secretário de Interior, tendo abandonado a política logo após.

Dedicou-se à sua fazenda em Franca (interior de São Paulo), entre 1896 e 1901. Depois, retornou ao município de Santos onde se estabeleceu como advogado. Em 1907, foi para São Paulo, tendo sido nomeado juiz de direito no ano seguinte e, a partir de 1914, ministro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Na área do jornalismo, Vicente de Carvalho colaborou em vários jornais, como O Estado de S. Paulo e A Tribuna. Em 1889, fundou o Diário da Manhã, em Santos, e em 1905, O Jornal. Ocupou a função de redator nas revistas Ideia e República.

No ano de 1885 publicou seu primeiro livro Ardentias. Três anos depois veio Relicário (1888) e em 1902 publicou o Rosa, rosa de amor. A obra que marcou sua carreira de poeta, Poemas e Canções foi primeiro publicada em 1908 e teve 17 edições. Morreu em 22 de abril de 1924.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6422, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 48.000.000,00

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter