X

Guarujá

Guarujá entregará a quinta Usafa reformada no sábado

Cerimônia terá início às 10 horas e reunirá serviços de cidadania gratuitos à população

Da Reportagem

Publicado em 29/01/2020 às 09:44

Atualizado em 29/01/2020 às 09:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) da Vila Rã será entregue no próximo sábado em Guarujá / Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá entrega neste sábado, às 10 horas, (1º) a Unidade de Saúde da Família (Usafa) da Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114, no Parque Enseada) totalmente reformada. A realização é da Secretaria de Saúde, em parceria com a Organização Social Pró-Vida, que gerencia as Usafas da rede municipal.

A cerimônia reunirá serviços de saúde e cidadania como: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação odontológica, testagem rápida para HIV, orientações de combate à dengue, orientação sobre arboviroses, teatro de fantoches com o Núcleo de Educação da Dengue, além de orientações sobre o cadastro único, atualização dos cadastros de pacientes da Unidade e atividades culturais. 

Esta será a quinta unidade revitalizada pela Prefeitura, de um total de 15 Usafas que compõem a rede municipal. Já foram reformadas as unidades do Jardim Brasil, Vila Edna, Cidade Atlântica e Sítio Conceiçãozinha. Dentre os serviços executados na Usafa da Vila Rã estão a climatização de todo o equipamento, além da pintura, revisões elétrica e hidráulica, troca do telhado e a instalação de toldo. Com a revitalização do equipamento, foi possível criar mais um consultório médico.

Composta por duas equipes completas, a unidade conta hoje com um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista e 16 agentes comunitários de saúde. Por mês, o equipamento realiza, aproximadamente, 940 atendimentos, que incluem consultas, curativos, vacinas, inalação, medicações, e demais procedimentos.

No local, os pacientes têm à disposição diversos programas voltados promoção de saúde, como de aleitamento materno, para diabéticos e hipertensos, aulas de alongamento, incentivo ao pré-natal, entre outros.

Segundo o secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, a Usafa é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

"É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade. E é esse o nosso objetivo com a reforma, acolher e tratar este paciente da melhor maneira possível, com uma unidade mais segura, confortável e com o atendimento que o paciente veio receber". 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter