Guarujá entrou para a lista dos municípios que utilizam IA em serviços públicos / Divulgação
Continua depois da publicidade
O município de Guarujá entrou na última segunda-feira (26) para a lista das 10 cidades brasileiras selecionadas para integrar a Coalizão de Cidades para a Inteligência Artificial no Brasil (CIIAR Brasil), uma iniciativa voltada à melhoria dos serviços públicos por meio da tecnologia de forma ética e responsável.
Com a medida, a cidade passa a fazer parte de um grupo de municípios escolhidos pela Rede de Inovação Local (RIL) e pelo BID Lab, braço de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Continua depois da publicidade
A seleção considerou critérios como o grau de maturidade institucional em transformação digital, prioridade atribuída à inovação pública, existência de equipes técnicas locais e o compromisso político com uma adoção responsável da inteligência artificial na gestão pública e nos serviços à cidadania.
Um total de 46 cidades se inscreveram, depois de chamada pública aberta em novembro de 2025. Os outros municípios escolhidos foram Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Belém (PA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Porto Alegre (RS) e Maringá (PR).
Continua depois da publicidade
A candidatura de Guarujá foi feita por meio da Secretaria de Gestão Administrativa (ADM). O titular da pasta explica que a medida faz parte de um conjunto de iniciativas que visam estruturar o Município para se tornar uma Smart City, corrigindo falhas e aprimorando os processos entre a ADM e Secretaria de Modernização Digital (Semod).
As ações englobam diagnóstico de maturidade digital do Município; integração entre os sistemas; adesão à rede Gov.br, trazendo para os sistemas as funcionalidades como a assinatura digital, login unificado, prova de vida, carteira de documentos, além de melhorias de recursos nos sistemas utilizados na Prefeitura, como corretor de textos, alerta de cota urgente e prioridade automatizada para pessoas idosas no sistema de processos.
"Ver Guarujá eleita neste seleto grupo de cidades, sendo oito capitais brasileiras, é muito desafiador, porque nos coloca uma obrigação: fazer com que a tecnologia seja uma ferramenta para facilitar a vida das pessoas e sua relação com a Prefeitura, e essa oportunidade de aprendizagem e troca de experiências, vai acelerar muito a modernização e transformação digital de nossa cidade", ressalta o secretário.
Continua depois da publicidade
Neste ano, as cidades escolhidas integrarão uma rede estratégica de municípios de referência na América Latina, e participarão de uma agenda de trabalho que inclui espaços de intercâmbio e aprendizado entre pares, capacitações e oficinas temáticas. A medida ainda inclui acompanhamento técnico para o desenvolvimento e a implementação de projetos, maior visibilidade nacional e internacional, além de articulação com o ecossistema local e internacional de inovação.
O objetivo é criar condições para que os municípios identifiquem desafios prioritários, explorem soluções, gerando evidências e capacidades para escalar iniciativas bem-sucedidas.
Além disso, passa a conectar Guarujá a uma rede regional de cidades da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai voltadas à inovação pública baseada em colaboração e aprendizado contínuo, como parte integrante da estratégia regional do GovTech Connect, programa impulsionado pelo BID Lab e executado pela RIL, com participação da Gobe Ventures como parceira técnica.
Continua depois da publicidade
"A orientação que recebemos do prefeito municipal é a de acelerarmos o processo de modernização da gestão da Cidade, colocando a prefeitura na palma das mãos dos cidadãos, e para isso acontecer, precisamos trabalhar com energia e dedicação, mas principalmente, precisamos construir nossa identidade em inovação, modernização e transformação digital", finalizou.