Saúde

Guarujá distribui material educativo "Caminho da Gestante" para unidades de Saúde

O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Guarujá e universidades,  para a saúde e qualidade de vida das gestantes, lactantes e bebês

Da Reportagem

Publicado em 20/09/2022 às 15:07

Compartilhe:

O material também possui dicas sobre nutrição durante a fase de gravidez / Helder Lima/ Prefeitura de Guarujá

Para conscientizar as mulheres grávidas sobre os cuidados necessários durante o pré-natal, a Prefeitura de Guarujá elaborou o material educativo "Caminho da Gestante". O informativo foi distribuído para representantes de unidades de saúde na última quinta-feira (15). A entrega ocorreu em reunião no Ginásio Guaibê. O material foi elaborado pelo Programa de Educação Pelo Trabalho na Saúde (PET), da Prefeitura, e alunos e tutores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Centro Universitário Lusíada (Unilus)

A reunião conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde contou com a participação de gerentes das Unidades de Atenção Básica e do Hospital Santo Amaro (HSA). O material distribuído consiste em banners e folhetos informativos que serão distribuídos nas 21 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Instituto da Mulher – Casa Rosa.

O projeto, que conta com a articulação da Educação Permanente em Saúde, junto à Unifesp e Unilus, com apoio da Universidade do Oeste Paulista – Campus Guarujá (Unoeste), foi desenvolvido durante dois anos. Ele foi desenvolvido em atividades de acompanhamento de gestantes e crianças na rede municipal de saúde, além de reuniões para discutir soluções para o enfrentamento à mortalidade infantil e cuidado para a saúde e qualidade de vida das gestantes, lactantes e bebês

"Criamos o programa para mostrar, de forma lúdica, o que a mãe precisa fazer e o que a rede pública de Saúde oferece para que ela tenha um período pré-natal de forma segura e saudável", disse Maria Aparecida Diniz, gerente da UBS Pae Cará e uma das organizadoras da iniciativa.

O material também possui dicas sobre nutrição durante a fase de gravidez. "O estado nutricional materno é um indicador de saúde e qualidade de vida, tanto para a mulher quanto para o seu filho, além de ser fundamental para prevenir doenças e assegurar reservas biológicas suficientes para a amamentação", informou a gerente de nutrição da Secretaria de Saúde, Rosana Nóbrega.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Palmeiras perde para o Botafogo e fica na vice-liderança do Brasileirão

Vitória fez o Botafogo assumir a liderança da tabela com 36 pontos

São Vicente

Cidade do litoral de SP faz ações em alusão ao 'Julho Amarelo'; confira as atividades

A campanha tem por finalidade o reforço às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter