GOVERNO SAUDE

Guarujá convoca 31 aprovados no concurso da GCM para curso de formação

Reforço havia sido anunciado pelo prefeito na semana do 20º aniversário da GCM, em outubro do ano passado

Comentar
Compartilhar
23 JAN 2020Por Da Reportagem13h47
Guarda Civil Municipal de Guarujá foi instituída em 26 de outubro de 1999 e conta com efetivo de 307 agentesFoto: Reprodução / Site Oficial / Prefeitura Municipal de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá convocou mais 31 candidatos aprovados no concurso público edital nº001/2018 da Guarda Civil Municipal (GCM), para curso de formação e treinamento. A lista foi divulgada no Diário Oficia do Município do último sábado (18). O reforço foi anunciado pelo prefeito de Guarujá, na semana do 20º aniversário da GCM, em outubro do ano passado.

De acordo com o edital, os candidatos precisam se apresentar nesta quarta-feira (22), às 9 horas, na Sede da Guarda Civil de Guarujá (Rua Carlos Nering, 405 – Jardim Helena Maria).

Em fevereiro, os novos guardas vão passar por curso teórico e prático de 600 horas, com duração de 90 dias. A formação atende ao Decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais.

O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e tem por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações.

O curso será ministrado por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais de destaque na área de Segurança Pública.

“Uma conquista que reflete o investimento em segurança e valorização da Guarda Civil Municipal. O reforço do efetivo possibilita a ampliação das ações da GCM e, por conseqüência, garante a segurança de munícipes e também de turistas que freqüentam a Cidade o ano todo”, afirmou o diretor GCM.

GCM.
A Guarda Civil Municipal de Guarujá foi instituída em 26 de outubro de 1999 e conta com efetivo de 307 agentes. Desses, 23 aprovados no último concurso, após 10 anos de espera.

Os GCMs têm como missão a proteção dos bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais. Além disso, realizam patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a Cidade, abrangendo áreas comerciais e pontos turísticos.

Eles atuam no atendimento a denúncias relacionadas a danos ambientais, resgate de animais, fiscalização de trânsito, lazer náutico, perturbação de sossego, atendimentos e apoio às vitimas assistidas pelo Programa Guardiã Maria da Penha, entre outros.

Estrutura

Além da ampliação do efetivo, a Guarda Municipal regulamentou o uso de arma de fogo, pelo Decreto 12.381/2017. Atualmente, a Cidade conta com 140 GCMs habilitados.  Outro investimento foi a renovação da frota de veículos. Desde 2017, já foram entregues 24 novas viaturas.