X

Guarujá

Guarujá conclui obras de limpeza das redes pluviais em Pitangueiras

Intervenções foram necessárias para dar maior vazão às águas pluviais e assim mitigar pontos de alagamentos decorrentes de chuvas fortes, principalmente na região da Barra Funda

Da Reportagem

Publicado em 15/12/2021 às 09:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá conclui obras em Barra Funda, que consistiam em serviços de limpeza e desobstrução mecânica dos sistemas de drenagem / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá concluiu  os serviços de limpeza, desassoreamento e reparo das galerias de águas pluviais e bocas de lobo do sistema de drenagem do bairro Barra Funda, em Pitangueiras, na região do Centro. Sob a coordenação da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), serviços preventivos demandaram investimentos de R$ 240 mil, provenientes de convênio firmado entre o Município e Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro).

As intervenções, que tiveram cunho preventivo, foram necessárias para mitigar pontos de alagamentos decorrentes de chuvas fortes, principalmente na região da Barra Funda, onde a água invade prédios e residências.

O trecho atendido com as melhorias foi dividido em sete quadrantes sequenciais, beneficiando as ruas Mário Ribeiro, Vereador Roberto Gelsomini, México, Santos, Sorocaba, Brasil, Rio de Janeiro, Petrópolis, Buenos Aires, Cavalheiro Nami Jafet, Benjamin Constant, Montenegro, entre outras vias.

No local foram executados serviços de limpeza e desobstrução mecânica dos sistemas de drenagem, como galerias, bocas de lobo, poço de visita e canaletas. Foi realizada, também, onde necessário, a substituição de tampas de concreto e guias ‘chapéu’ para bocas de lobo (um tipo de guia com abertura central que são instaladas nas laterais das vias públicas).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com técnicos da Seurb, o serviço de desentupimento no local se tornou complexo pelo acúmulo de material proveniente de décadas sem ser realizado. Por conta disso, a Prefeitura utilizou equipamento mecanizado do tipo combinado, com pressão e vazão adequadas para a desobstrução dos vários tipos de rede e seus diâmetros.

O equipamento de hidrojateamento com capacidade de 160 bar de pressão e 250 litros de vazão por minuto é responsável por romper os sedimentos já compactados, dissolvê-los e arrastá-los para fora da tubulação.  Por sua vez, o equipamento sugador complementa a ação recolhendo os resíduos em um tanque com capacidade de até 15 m³ descartando-os de acordo com a legislação vigente.

“Todo esforço teve o intuito de manter a Cidade organizada e minimizar os problemas para a população. Porém, a Prefeitura apela para que as pessoas não joguem lixo na rua e nem nos canais. É importante que todos cooperem com a manutenção da limpeza pública do Município”, alerta o titular da Seurb, lembrando que o importante é aumentar a qualidade dos serviços em nome de uma cidade mais bem cuidada e uma população mais comprometida com a preservação dos espaços públicos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter