Guarujá

Guarujá colhe frutos da sustentabilidade com o programa Horta nas Escolas

A primeira ação de plantio marca o início do projeto que une educação, meio ambiente e alimentação saudável no município do litoral paulista

Giovanna Camiotto

Publicado em 27/11/2025 às 07:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto visa ampliar a aprendizagem sobre os processos de plantio, desenvolvimento e colheita / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou no último dia 19 de novembro seu primeiro plantio do programa "Horta nas Escolas" no anexo da Escola Municipal Philomena Cardoso de Oliveira, na Vila Luis Antonio. A ação conta com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto visa ampliar a aprendizagem sobre os processos de plantio, desenvolvimento e colheita de alimentos, além de fomentar hábitos alimentares mais saudáveis, a consciência socioambiental e as práticas sustentáveis entre os estudantes, criando um ambiente de aprendizado vivo e interativo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá lança plano preventivo de Defesa Civil para monitorar áreas de risco

• Conheça a praia de Guarujá que ganha selo 'Bandeira Azul' há mais de 15 anos

• Guarujá recebe carretas da mamografia e do empreendedorismo; veja datas

O programa "Horta nas Escolas" já percorreu várias etapas e ofereceu aos alunos contato direto com o meio ambiente, reconhecimento da importância do solo e da água, e o aprendizado de técnicas de plantio, manejo do solo e cuidado com as diferentes espécies de plantas

As escolas contam com o apoio de técnicos da Semam, que fica incumbida pela capacitação dos responsáveis pelas hortas e fará visitas periódicas de acompanhamento nos locais após a implementação e plantio das mudas.

Continua depois da publicidade

Rodrigo Fernandes, titular da Semam, destacou que a parceria dá vida a um espaço onde educação, natureza e comunidade se unem, convidando os alunos a aprender com as próprias mãos, com o coração e com a terra.

Já o secretário de Educação, Mohamad Rahim, enfatizou que o programa ressignifica a relação dos alunos desde a primeira infância com a natureza e o consumo, abordando os desafios da crise climática. Ele ainda descreveu que o programa atende aos desafios naturais, onde a crise climática ameaça o equilíbrio ecológico planetário.

"A educação é o lugar de excelência para formarmos novas gerações capazes de lidar e superar os desafios ambientais colocados no século XXI e, Guarujá, está comprometida com uma educação de qualidade, inclusiva, sustentável e transformadora", concluiu Rahim.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software