Guarujá

Guarujá: cidade do litoral ganha unidade de bicicletas para atendimento no verão

Para essa importante tarefa, 12 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros que já atuam no Samu, participaram de um Curso Complementar de Condutor de Bicicleta de Emergência

Igor de Paiva

Publicado em 27/11/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Marcelo Valentim, coordenador do Samu, explica que o projeto irá abranger um trajeto pequeno, mas de grande circulação de pessoas / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá anunciou que irá implantar o Ciclo Samu a partir de 27 de dezembro. A ideia é diminuir o tempo de resposta nos atendimentos de urgência e emergência durante a temporada de verão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para essa importante tarefa, 12 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros que já atuam no Samu, participaram de um Curso Complementar de Condutor de Bicicleta de Emergência. A capacitação foi ministrada pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) nos dias 18 e 19, com aulas teóricas e práticas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nova base do SAMU em cidade do Litoral de SP deve ser inaugurada ainda este mês

O Ciclo Samu foi idealizado considerando a dificuldade de deslocamento no trânsito, devido ao aumento expressivo do número de veículos na cidade e às demandas típicas da temporada. A iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias de Saúde (Sesau), Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Gestão Administrativa (ADM).

Aproveite e veja também: Nova base do SAMU em cidade do Litoral de SP deve ser inaugurada ainda este mês

Continua depois da publicidade

Marcelo Valentim, coordenador do Samu, explica que o projeto irá abranger um trajeto pequeno, mas de grande circulação de pessoas, atendendo, a princípio, Pitangueiras e Astúrias. Ele acrescenta que as bicicletas irão somar aos serviços já realizados pelas ambulâncias, sem reduzir o número de profissionais que atuam nas viaturas. Inicialmente, serão duas bicicletas equipadas com uma caixa acoplada contendo material de suporte básico de vida e um desfibrilador.

De acordo com Valentim, durante a temporada as principais ocorrências atendidas são afogamentos, coma alcoólico, coma hipoglicêmico e desidratação causada pelas altas temperaturas.

“Além de auxiliar o Corpo de Bombeiros nos casos mais graves, ao atendermos mais rapidamente esses casos mais simples, colaboramos para que os guarda-vidas consigam dar ainda mais atenção aos resgates de vítimas na água, caso venham a surgir”, ressaltou.

Continua depois da publicidade

O curso foi solicitado pelo Setor de Segurança do Trabalho à Sedecon e ministrado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de capacitar os integrantes do Samu a realizarem deslocamentos operacionais utilizando bicicletas de forma segura, eficiente e padronizada, de acordo com as normas de trânsito e técnicas de pilotagem em diversos tipos de terreno, preservando a segurança física do operador e de terceiros.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software