Guarujá capacita GCMs de Santos em curso de armamento e tiro

Treinamento é coordenado pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) de Guarujá e segue as normativas da Polícia Federal para habilitação para arma de fogo

Comentar
Compartilhar
14 OUT 2021Por Da Reportagem20h27
O treinamento segue as normativas da Polícia Federal para habilitação para arma de fogoO treinamento segue as normativas da Polícia Federal para habilitação para arma de fogoFoto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá firmou no início do mês um termo de cooperação técnica para capacitação de Guardas Civis Municipais de Santos para o porte de arma de fogo. O curso de formação de armamento e tiro tem carga horária de 160 horas entre aulas teóricas e prática e está sendo realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Guarujá (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria). Até dezembro, 100 GCMs de Santos serão formados.

O treinamento está sendo coordenado pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) de Guarujá e segue as normativas da Polícia Federal para habilitação para arma de fogo, que faz parte do planejamento da Prefeitura santista. A primeira turma deve finalizar o treinamento na próxima sexta-feira (22).

Na grade curricular são abordados os aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada, nomenclatura, característica de funcionamento, regras de segurança, equipamentos e acessórios, atendimento pré-hospitalar tático, fundamentos do tiro, técnica de tiro, manutenção dos armamentos entre outras habilidades.

Já na parte prática, os agentes aprendem sobre o manejo e condução das armas, técnica e prática de tiro, técnica de carregamento de armamento, panes/incidentes de tiro: identificação e saneamento; identificação de meios de proteção e tomada de posições: cobertura e abrigo; além da avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade.

O treinamento prático e a avaliação de tiro são realizados nos estandes de tiro da Base Aérea de Santos e no Forte dos Andradas - 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Guarujá

O Decreto nº 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá.  Atualmente, 196 guardas estão habilitados ao porte de armas. Em julho, foram entregues 100 coletes balísticos e 75 algemas e armas longas (Carabina CTT40 e Espingarda calibre 12).

"A Guarda Municipal de Guarujá vem se qualificando e se aperfeiçoando em busca do protagonismo no sistema de segurança pública do Município, possibilitando a qualificação de outras GCMs para que também alcancem seus objetivos", afirmou o subcomandante da GCM, Anderson Maia Racca.