Guarujá deu início a uma forte movimentação no setor esportivo / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A cidade de Guarujá deu início a uma forte movimentação no setor esportivo, oferecendo aos munícipes oportunidades para aulas de natação e basquete que abrangem desde a formação de atletas de elite até a reintegração social por meio do esporte adaptado. Confira mais detalhes abaixo!
A Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa) já abriu inscrições para aulas gratuitas de natação e basquete sobre rodas, destinadas a pessoas com deficiência (PCD) a partir dos 14 anos. As iniciativas, batizadas de "Braçadas da Inclusão" e "Arremessando Inclusão", contam com o suporte estratégico da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) e o patrocínio da Santos Brasil via Promifae.
Continua depois da publicidade
A retomada das atividades de quadra carrega um valor histórico para a comunidade local. De acordo com o vice-presidente da associação, a modalidade é um símbolo de continuidade das políticas públicas do município.
“O basquete sobre rodas foi trazido a Guarujá na primeira gestão do prefeito municipal. E esse basquete tem toda uma história muito bonita. Eu estou aqui na Adisa já tem 24 anos e eu vivi tudo isso. Então é muito emocionante a volta do basquete sobre rodas em nossa Cidade, justamente durante a sua segunda gestão”, celebrou o dirigente.
Continua depois da publicidade
As inscrições para natação na Adisa seguem até 2 de fevereiro, enquanto o basquete sobre rodas aceita novos alunos até 2 de março. O cadastro deve ser feito presencialmente na sede da instituição, localizada na Rua Josefa Hermínia Caldas, nº 534, em Vicente de Carvalho, das 10 às 12 horas. É obrigatória a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência em Guarujá, além de laudo e atestado médico atualizados.
Paralelamente, a Equipe de Natação Unaerp/Guarujá — Formando Campeões para a Vida — abriu as seletivas para a temporada 2026, visando reforçar suas equipes de base e principal. As avaliações técnicas ocorrerão entre os dias 26 e 30 de janeiro no Complexo Poliesportivo da universidade, na Enseada.
O processo seletivo é dividido por níveis: a categoria de base busca crianças a partir de 8 anos que dominem os estilos crawl, costas, peito e borboleta; já a equipe principal foca em atletas federados, a partir de 12 anos, com foco em competições oficiais e alto rendimento.
Continua depois da publicidade
Diferente do projeto da Adisa, a inscrição para a seletiva da Unaerp deve ser realizada exclusivamente por formulário on-line. Após o preenchimento, a equipe técnica entra em contato para agendar o teste prático.
Com tradição desde 1997, o programa da Unaerp é referência na Baixada Santista, sustentando seu treinamento em três pilares fundamentais: o desenvolvimento social, o rendimento esportivo e a formação acadêmica, consolidando Guarujá como um polo exportador de talentos nas piscinas.