X

Guarujá

Guarda Municipal de Guarujá treina três novos cães para atividades

Eles têm um treinamento duro diário, com adestramento e instruções primárias, além de toda a orientação de faro e de atenção

Da Reportagem

Publicado em 03/04/2018 às 11:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os animais só atacam ou realizam alguma ação quando recebem voz de comando. São dóceis e apenas atacam em situações adversas e para imobilizar algum meliante / Helder Lima/PMG

Ronda, Eros e Flecha. Esses são os nomes dos novos integrantes da corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá. Mas se engana quem acha que estes novos profissionais da segurança vestem farda e ou precisaram passar por algum concurso público. Eles têm quatro patas e fazem parte agora do Grupamento de Canil da instituição.

Os três cães da raça Pastor-belga Malinois, que têm em média um ano de idade, estão passando pelo treinamento dos oficiais do órgão de segurança municipal na sede da Guarda. Eles têm um treinamento duro diário, com adestramento e instruções primárias, além de toda a orientação de faro e de atenção.

De acordo com o supervisor do Canil da GCM, Fábio Pirani, este trabalho de treinamento é fundamental para a preparação do cão. "Eles ficam de um ano a um ano e meio recebendo somente as instruções dentro da corporação, para só depois auxiliar nas atividades de trabalho nas ruas. Os nossos dias começam aqui com os serviços de manutenção dos boxes dos animais e seguimos com o treinamento deles", destacou.

Quando vão para as ruas, os cães da Guarda Municipal de Guarujá auxiliam em situações de desinteligência, em manifestações em que podem gerar confusão, com a Força Tarefa e em ações de desocupação de áreas irregulares. Os animais só atacam ou realizam alguma ação quando recebem voz de comando. São dóceis e apenas atacam em situações adversas e para imobilizar algum meliante.

Estes cães foram doados por empresas, que fazem isso por meio de parcerias público-privadas previstas em lei. Os outros animais que integram a corporação também foram doados e variam entre outras raças de pastores.

Atualmente, o grupamento tem seis cães (Argus, Falcon e Nenê integram o time), sendo três adultos que já trabalham nas ruas com os GCMs e estes três em treinamentos. Com cerca de 20 cães que valorosamente serviram à segurança pública municipal e com 11 anos de atuação neste ano, o órgão acumula títulos em competições de cães policiais pelo Brasil, inclusive como campeão nacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter