Os cursos que serão ofertados ainda não foram definidos, mas a proposta é atender às demandas de mão de obra qualificada em toda a Baixada Santista / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
O Centro Paula Souza (CPS) confirmou nesta segunda-feira (26) que está avaliando a instalação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) no Guarujá, município que atualmente conta apenas com uma Escola Técnica Estadual (Etec).
A iniciativa é articulada pelo deputado estadual Tenente Coimbra, que deve se reunir nos próximos dias com o prefeito Farid Madi para alinhar detalhes do projeto. A expectativa, segundo o CPS, é que as aulas comecem já em janeiro de 2026.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, a prefeitura deve alugar um imóvel para receber as atividades da Fatec enquanto o prédio definitivo é construído.
Os cursos que serão ofertados ainda não foram definidos, mas a proposta é atender às demandas de mão de obra qualificada em toda a Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o Centro Paula Souza administra 79 Fatecs em 72 municípios de São Paulo, atendendo mais de 91 mil alunos em cursos tecnológicos presenciais e um a distância. Na Baixada Santista, apenas Santos e Praia Grande contam com uma unidade.
A expectativa é que toda a região se beneficie com a chegada de cursos superiores que impulsionem o desenvolvimento econômico local.
As Fatecs oferecem graduações em áreas como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Biocombustíveis, Comércio Exterior, Construção Naval, Controle de Obras e Estradas, Fabricação Mecânica, Gestão de Serviços e Turismo, e Logística Aeroportuária, entre outros.
Continua depois da publicidade
Além do Guarujá, o governo estadual também estuda implantar uma Fatec em São Vicente, como parte da estratégia de ampliar a oferta de ensino superior tecnológico no litoral sul de São Paulo.
A medida é vista como essencial para fortalecer a formação profissional e o desenvolvimento regional.