Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá presenteou dez mulheres que participaram de mais um curso de gestantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morrinhos (Praça do Comércio, s/n). Além do enxoval completo doado pelo Fundo Social, as gestantes receberam ao longo de três meses todo o tratamento necessário para este período até o pós-parto.
Segundo a enfermeira diretora da unidade, Christiane Seliprandy Cruz Rodrigues, além de tirar dúvidas nas reuniões do curso, as grávidas garantiram todos os cuidados necessários no período de gestação, recebendo o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, ginecologistas, dentistas, pediatras e sexólogos que acompanham desde o começo do curso até depois. “A principal intenção é criar um vínculo com a Unidade, para que este cuidado continue no pós-parto”, explicou.
Para a presidente do Fundo Social, Elizabete Maria Gracia da Fonseca, é esta garantia de cuidados que estimula as doações de enxovais. “Este momento da entrega de enxovais coroa uma fase importante que é a prevenção. Agora a fase do pós-parto é cheia de cuidados, e o enxoval faz parte disso”, contou ela.

O pequeno Mikael, filho de uma das participantes do curso, Kátia dos Santos, teve o privilégio de buscar o enxoval pessoalmente, já que nasceu antes do fim do curso de gestantes. Para Kátia, toda a ajuda proporcionada por esta parceria é bem-vinda. “É meu primeiro filho e gostei de poder tirar as dúvidas, isso ajuda muito. O enxoval ajuda na parte financeira, claro”, contou.
A próxima turma do curso de gestantes começa nesta quarta-feira (30). Outras informações de como participar podem ser obtidas pelo telefones 3386-1981 ou 3384-2429.