X

Guarujá

Funcionários da Prefeitura participam de Curso de Atualização em Redução de Danos

A iniciativa envolve usuários, gestores e trabalhadores das redes de saúde, assistência social, segurança pública, trabalho, renda, esporte e governo.

Da Reportagem

Publicado em 15/10/2018 às 12:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Curso fortalece políticas públicas sobre saúde coletiva, saúde mental e uso de drogas / Divulgação/PMG

Funcionários das Secretarias de Saúde, Relações Sociais e Defesa e Convivência Social de Guarujá, participam do Curso de Atualização em Redução de Danos. A capacitação que teve início em setembro e segue até dezembro, tem como objetivo fortalecer políticas públicas sobre saúde coletiva, saúde mental e uso de drogas - voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é promovida por um grupo de trabalho de redução de danos, fruto da articulação da estratégia para a construção de um Plano Integrado de Redução de Danos na Baixada Santista e viabilizado por meio de um convênio entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

Segundo a professora dra. Luciana Togni Surjos, responsável pela ação na baixada, nesta edição, o Curso de Extensão é ofertado de forma inovadora, a partir dos preceitos da educação entre pares, reforma psiquiátrica e direitos humanos. A iniciativa envolve usuários, gestores e trabalhadores das redes de saúde, assistência social, segurança pública, trabalho, renda, esporte e governo. "A meta é potencializar e desenvolver estratégias intersetoriais para responder à complexidade dos problemas relacionados ao uso de drogas", completa.

De acordo com um dos integrantes do grupo de trabalho, o guarda civil municipal Anderson Bernardes, o curso é importante principalmente pelo caráter multidisciplinar. "Estamos dialogando com profissionais de diversas áreas e juntos buscamos políticas públicas mais eficazes no tratamento de dependentes químicos. Com o aprendizado, poderemos ajudar ainda mais o nosso Município", declara.

Para o assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Frank Bezerra do Carmo, a capacitação é essencial. "É triste ver os jovens se perdendo nas drogas. Por isso, é tão essencial conhecermos as estratégias de prevenção e aplicá-las na conscientização", ressaltou o assessor.

Curso

O curso envolve profissionais dos nove municípios da Baixada Santista e acontece uma vez por semana na Unifesp - Campus Baixada Santista (Rua Carvalho de Mendonça, nº 144, Vila Belmiro, Santos). As aulas são realizadas no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão - "Diverso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos" - e tem carga horária de 60 horas e certificado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Armado com uma espada, homem invade hospital e ataca segurança; assista

Apesar do ataque, o segurança não ficou ferido e retirou o agressor da unidade médica

Cotidiano

Vacinação da gripe será antecipada para março

A estratégia costuma acontecer entre os meses de abril e maio, mas, neste ano, terá início no dia 25 de março, devido a uma "antecipação da circulação de vírus respiratórios"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter