Guarujá

Financiamento da saúde pública é pauta central em reunião do Conselho em Guarujá

O encontro trouxe à tona os entraves enfrentados pelo município de Guarujá, que recebe verbas em volume inferior ao de outras cidades da região

Luna Almeida

Publicado em 26/06/2025 às 18:02

Atualizado em 26/06/2025 às 18:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Essa disparidade compromete diretamente a expansão dos atendimentos e a melhoria da rede assistencial / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A desigualdade na distribuição de recursos estaduais destinados à saúde foi o principal tema discutido durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarujá, realizada na quarta-feira (25). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a presença do secretário de Saúde, Fábio Mesquita, do presidente do Conselho, José Carlos Simões, conselheiros e representantes de instituições, o encontro trouxe à tona os entraves enfrentados pelo município de Guarujá, que recebe verbas em volume inferior ao de outras cidades da Baixada Santista. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá celebra 91 anos com eventos culturais, obras e avanços na cidade

• Guarujá tem mais de 3 mil renegociações de dívidas na 1° semana de Refis 2025

• Guarujá tem queda nos acidentes de trabalho no primeiro quadrimestre do ano

Essa disparidade compromete diretamente a expansão dos atendimentos e a melhoria da rede assistencial. Em meio aos desafios financeiros, o presidente do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde, destacou que a unidade lidera em número de internações na região, mesmo sofrendo com o subfinanciamento.

Ainda segundo Bahamonde, o prefeito Farid Madi demonstrou preocupação com o cenário e já acionou sua equipe para articular uma audiência com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. 

Continua depois da publicidade

O objetivo é abrir diálogo sobre a redistribuição mais equitativa dos recursos e a busca por soluções concretas que amenizem as dificuldades enfrentadas por Guarujá. “Essa movimentação mostra o comprometimento da atual gestão com a melhoria do atendimento na saúde pública, apesar das limitações impostas pelo orçamento”, afirmou o presidente do hospital. 

A expectativa é que essa mobilização política possa gerar avanços importantes no fortalecimento da rede municipal de saúde.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software