A 20ª edição da Festa de Iemanjá em Guarujá está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A tradição e a fé voltam a tomar conta do litoral paulista com a 20ª edição da Festa de Iemanjá em Guarujá, marcada para o próximo dia 1º de fevereiro. Realizada pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a celebração antecipa as homenagens à Rainha do Mar, oficialmente comemorada no dia 2, e espera atrair um público de 10 mil pessoas entre moradores, turistas e integrantes de diversas casas de axé.
A programação cultural e religiosa tem início às 16h em frente ao Teatro Procópio Ferreira, no Jardim Tejereba, com a apresentação da "Dança dos Orixás". Logo em seguida, às 17h, a cantora Ana Black sobe ao palco com o show "Samba de Terreiro", projeto focado na valorização das raízes afro-brasileiras.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Cultura, Marcelo Wallez, o evento é um marco de representatividade: "A Festa de Iemanjá celebra a potência e riqueza da cultura afro-brasileira e reforça a união entre a gestão municipal e as casas de axé da nossa Cidade".
O momento mais aguardado ocorre às 18h15, quando a procissão parte em cortejo em direção à Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer. Na faixa de areia, 15 tendas estarão montadas para receber os ilês participantes, onde serão realizados os rituais e as entregas de oferendas.
Continua depois da publicidade
Para garantir o conforto e a segurança, a prefeitura disponibilizará uma infraestrutura completa, incluindo banheiros químicos, carro de som e apoio logístico para o deslocamento dos religiosos.
Além do aspecto espiritual, a festa movimenta a economia local e fortalece o turismo religioso na Baixada Santista. O evento contará com fiscalização de trânsito e ordenamento específico para ônibus e vans de excursões. Vale lembrar que a celebração faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo, consolidando Guarujá como um dos principais polos de preservação das tradições de matriz africana no país.