Guarujá

Festa de Iemanjá em Guarujá deve reunir 10 mil fiéis em celebração de 20 anos

A celebração acontece no dia 1º de fevereiro com dança dos Orixás, shows e procissão; evento integra o calendário oficial do Estado

Giovanna Camiotto

Publicado em 30/01/2026 às 04:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A 20ª edição da Festa de Iemanjá em Guarujá está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A tradição e a fé voltam a tomar conta do litoral paulista com a 20ª edição da Festa de Iemanjá em Guarujá, marcada para o próximo dia 1º de fevereiro. Realizada pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a celebração antecipa as homenagens à Rainha do Mar, oficialmente comemorada no dia 2, e espera atrair um público de 10 mil pessoas entre moradores, turistas e integrantes de diversas casas de axé.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A programação cultural e religiosa tem início às 16h em frente ao Teatro Procópio Ferreira, no Jardim Tejereba, com a apresentação da "Dança dos Orixás". Logo em seguida, às 17h, a cantora Ana Black sobe ao palco com o show "Samba de Terreiro", projeto focado na valorização das raízes afro-brasileiras.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Exposição em Santos celebra a força dos Orixás por meio da arte

• MP processa Claudia Leitte em R$ 2 milhões por remover Orixá em música

• Max B.O. celebra orixá em show de lançamento de novo álbum

Segundo o secretário de Cultura, Marcelo Wallez, o evento é um marco de representatividade: "A Festa de Iemanjá celebra a potência e riqueza da cultura afro-brasileira e reforça a união entre a gestão municipal e as casas de axé da nossa Cidade".

Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG

O momento mais aguardado ocorre às 18h15, quando a procissão parte em cortejo em direção à Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer. Na faixa de areia, 15 tendas estarão montadas para receber os ilês participantes, onde serão realizados os rituais e as entregas de oferendas.

Continua depois da publicidade

Para garantir o conforto e a segurança, a prefeitura disponibilizará uma infraestrutura completa, incluindo banheiros químicos, carro de som e apoio logístico para o deslocamento dos religiosos.

Além do aspecto espiritual, a festa movimenta a economia local e fortalece o turismo religioso na Baixada Santista. O evento contará com fiscalização de trânsito e ordenamento específico para ônibus e vans de excursões. Vale lembrar que a celebração faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo, consolidando Guarujá como um dos principais polos de preservação das tradições de matriz africana no país.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software