X

Guarujá

Festa de Iemanjá é marcada por multidão de devotos em Guarujá

De acordo com representantes da comunidade religiosa, o evento aconteceu de maneira perfeita e contou com uma média de 1700 pessoas nas tendas

Igor de Paiva

Publicado em 04/02/2024 às 13:15

Atualizado em 04/02/2024 às 13:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante o decorrer do tempo da procissão, a devota acredita que mais de seis mil pessoas passaram pelo local agradecendo as relizações e a proteção recebida de Iemanjá / Arquivo Pessoal

A 18ª edição da festa de Iemanjá, que contava o tema 'resistir para existir' realizada na tarde do último sábado (3), ficou marcada pelas inúmeras pessoas presentes na praia da enseada, em Guarujá, e pelo marco de fé e resistência. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Ao todo, o evento contou com 17 tendas de pais e mães de santo que ajudaram o público a prestar homenagens. De acordo com Mãe Danda, tudo funcionou da maneira perfeita e emocionou todos os presentes.

De acordo com ela, ao todo, 1700 pessoas fizeram parte da cerimônia e passaram pelas tendas . Além disso, durante o decorrer do tempo da procissão, a devota acredita que mais de seis mil pessoas passaram pelo local agradecendo as relizações e a proteção recebidas de Iemanjá. O dado é feito atráves de imagens e documentos. 

Devotos levam presentes e se vestem de branco e azul

Em forma de homenagem à 'Rainha do Mar', as pessoas levam presentes, como espelhos, jóias e flores brancas. Outro ponto marcante são as roupas escolhidas, sendo em sua grande maioria de cor azul ou branca. 

Mãe Danda deixa claro que a festa é um marco de resistência da religião, além de um símbolo claro da história da própria cidade. “ É uma festa oficializada há 18 anos, mas ela já aconteceu a muito tempo atrás. Existe sim uma importância histórica e cultural. Nossos eventos são de suma importância para a preservação da cultura humana, é impossível um brasileiro não ter raízes africanas”, comenta. 

Somando a isto, Mãe Terezinha, iniciada com sete anos de idade e  uma das representantes da devoção à Rainha do mar na região, além de atuar também como presidente do conselho da igualdade racial do município,  acredita que a realização trouxe pessoas de todos os lugares. “ Muitas pessoas participaram,não só do Guarujá , vieram de São Paulo, de toda a Baixada Santista. Acredito que a presença do público não foi ainda maior pelo fato do tempo, mas deu tudo certo”,explica. 

Além disso, ela comenta  que a festa é um grande momento para toda a comunidade religiosa. “A nossa religião abraça todos e toda a comunidade. A festa. Ela está em todo lugar”, finalizou. 

O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro e está inserido no Calendário Oficial de Eventos de Guarujá e do Estado de São Paulo. No Município, a celebração é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, com a participação da Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais, representada pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

Cotidiano

Diretora de escola de São Vicente morre de meningite

Nesta sexta-feira, uma médica especialista da Sesau irá até a escola para fornecer mais informações aos pais, professores e funcionários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter