Eventos esportivos movimentam público de 80 mil pessoas em Guarujá

Alta de público, medalhas e projetos educacionais marcam ano da Cidade

Comentar
Compartilhar
18 DEZ 2018Por Da Reportagem11h22
Eventos esportivos movimentam público em GuarujáEventos esportivos movimentam público em GuarujáFoto: Divulgação

O ano de 2018 foi definitivamente especial para a cidade de Guarujá no âmbito esportivo. Com a junção das pastas de Educação e Esporte, que agora formam a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), a Cidade pôde contar com diversas iniciativas e projetos. O Município recebeu cerca de 80 mil pessoas com a realização de mais de 80 eventos, torneios, festivais e confraternizações ao decorrer deste ano.

As ações implicaram em bons resultados, pois além de fomentar o turismo desportivo, a Prefeitura ainda estimulou a prática de atividades físicas entre jovens e crianças com a Olimpíada Estudantil, que mobilizou 2.500 alunos da rede municipal de ensino. Exercido em duas etapas, o projeto envolveu 26 unidades do Ensino Fundamental I e II.

Ainda no contexto estudantil, Guarujá promoveu a estreia do Programa Forças no Esporte (Profesp), que efetivou a primeira escola de remo, vela e canoagem em Guarujá em setembro. A iniciativa beneficiou 100 estudantes da rede municipal, sendo estes provenientes das Escolas Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso) e Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice).

Por outro lado, a Cidade também virou os holofotes para o esporte de alto rendimento, com a concretização do Programa de Incentivo ao Esporte. Contemplando 379 atletas com sete parcelas de R$ 317,00. Como resultado, Guarujá obteve o êxito de faturar 39 medalhas nos Jogos Abertos do Interior (13 ouros, 17 pratas e 9 bronzes) e 11 medalhas nos Jogos Regionais (10 bronzes e um ouro).

O secretário adjunto de Educação, Esporte e Lazer, José Roberto Galvão, destacou o empenho da Prefeitura ao comemorar os feitos deste ano. "Estou muito empolgado e contente com o ano que tivemos. Conquistamos resultados históricos em termos de medalhas nos Jogos Abertos e Regionais. Além disso, também emplacamos ações importantes para o desenvolvimento da prática esportiva guarujaense", ressaltou.

Ainda de acordo com Galvão, a junção das secretarias foi essencial para os êxitos da Cidade. "Isso possibilitou que nós conseguíssemos realizar muitas coisas que estavam paradas. Um exemplo é o Ginásio de Esportes Tejereba, que estava destelhado há mais de seis anos. Nós resolvemos isso em menos três meses após a criação da Sedel. Sou grato à nossa parceria com o vice-prefeito e titular da pasta, Renato Pietropaolo".

Dois eventos encerraram o cronograma de eventos esportivos de Guarujá neste fim de semana. No sábado (15) aconteceu a 3ª Etapa da Copa de Futevôlei, na Praia da Enseada, reunindo cerca de 300 pessoas no local. 

Já no domingo (16), houve a disputa da 1ª Copa Caiçara de Surf e Jiu Jitsu, na Praça das Bandeiras, em Pitangueiras, que reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas.