Estudantes de Guarujá reclamam de problemas com o Passe Livre

Prefeitura disse que situação será regularizada nesta semana; créditos seriam efetuados na sexta-feira

Comentar
Compartilhar
13 JUN 2016Por Diário do Litoral09h00
A concessionária Translitoral disse que a Prefeitura de Guarujá não  repassou a lista com dados dos beneficiáriosA concessionária Translitoral disse que a Prefeitura de Guarujá não repassou a lista com dados dos beneficiáriosFoto: Matheus Tagé/Diário do Litoral

Beneficiários do programa Passe Livre da Prefeitura de Guarujá reclamam de problemas na recarga do cartão transporte. Programado para a última sexta-feira (10), os créditos não foram inseridos. Segundo a Administração Municipal, o problema será resolvido nesta semana. A Translitoral, empresa que opera o sistema municipal de transporte, disse que a Prefeitura não repassou a lista com dados dos beneficiários.

“O Passe Livre até agora não caiu. Ligamos na Translitoral e ela pediu para ligar na Secretaria de Educação. Lá falaram que cairia no dia 8, mas não caiu e transferiram a data para o dia 10. Ligamos lá de novo só que um passa para o outro e não fala o que está acontecendo. Esse transporte é para gente de baixa renda. Tem estudante que não tem R$ 3,20 para tirar do bolso”, disse Ricardo Carvalho dos Santos, morador do Perequê.

A esposa de Ricardo é beneficiária do Passe Livre. “Não é só ela que está com esse problema. Outros amigos também. E o pior é que ninguém informa. Fica um empurrando o problema para o outro e a gente fica sem uma resposta. Vale-transporte está recarregando normal. Deve ser alguma coisa de repasse da Prefeitura”, afirmou.

Resposta

Questionada,  a Prefeitura de Guarujá informou que o ano iniciou normalmente e que ocorreu um problema pontual no sistema da recarga e que já foi solucionado. A expectativa é que nesta semana o serviço volte a ser regularizado.

A Administração Municipal destacou que avançou ainda mais no atendimento com ­transporte escolar gratuito, e, que, nesta gestão, “­houve um aumento de mais de 300% na distribuição, criando assim, o maior programa de acesso gratuito às ­escolas”.

A Translitoral informou que não recebeu da Prefeitura de Guarujá a listagem com os dados dos beneficiários do Passe Livre.

O benefício é concedido a estudantes durante o ano letivo e as inscrições acontecem em janeiro, março e em julho. O estudante ou responsável deve solicitar o benefício direto na instituição de ensino onde está matriculado. Para requerer é necessário morar a mais de um quilômetro de distância da unidade e ter renda familiar inferior a quatro salários mínimos.