Educação

Ensino técnico de Guarujá é único do País a aplicar Projeto Ecoviver

Iniciativa envolve a participação de mais de 200 estudantes da Unidade

Da Reportagem

Publicado em 30/09/2022 às 13:59

Atualizado em 30/09/2022 às 14:07

Comentar:

Compartilhe:

Desenvolvido em 27 municípios de sete estados, o Projeto Ecoviver foi criado em 2006 / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

A participação estudantil, o despertar da juventude para o protagonismo e o exercício da cidadania além dos muros da escola são frutos da parceria entre a Prefeitura de Guarujá e o Grupo Ecovias, com mais de 200 estudantes da Escola Técnica Municipal 1º de Maio. Única unidade de Ensino Técnico do País a aplicar o Projeto Ecoviver, o equipamento público abriu suas portas na noite de quarta-feira (28), para a apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos do curso técnico de Meio Ambiente. As ações já geram resultados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ofícios elaborados pelos estudantes, a muitas mãos, foram encaminhados à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável pela parceria junto à empresa, e já se transformaram em intervenções executadas pela Prefeitura. A implantação de sinalização viária proibindo o estacionamento de caminhões próximo à Escola já é realidade. Outros pleitos dos estudantes abordam educação ambiental, sinalização viária, acessibilidade para pessoas com deficiência visual e campanhas sobre destinação de resíduos sólidos.

Desenvolvido em 27 municípios de sete estados, o Projeto Ecoviver foi criado em 2006 para engajar a comunidade escolar na preservação ambiental e na melhora do espaço onde vivem. A ação tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, trabalha os temas segurança viária e sustentabilidade.

Na E.M. 1º de Maio, os 55 alunos do curso de Meio Ambiente atuaram junto aos 150 estudantes dos 9ºs anos da Unidade, do Ensino Fundamental II. As apresentações dos grupos "Reeduca 1º de Maio" e "Você na trilha", do curso de Meio Ambiente, foram feitas aos colegas de turmas, alunos de Química, professores, a diretora da E.M. 1º de Maio, Sônia Maria Bertho Bassanelli Sampaio; supervisores e a gerente de Ensino da Seduc, Shirley Martins, e à coordenadora pedagógica do Projeto pelo Grupo Ecovias, Patrícia Queiroz.

Sonhos realizados
Emocionada, a representante do Grupo Ecovias salientou o sucesso da iniciativa em Guarujá. "Atuo há 13 anos no Projeto e este é o melhor dia do Ecoviver. Vocês tiveram o olhar diferenciado, o poder de agir nas mãos e fizeram transformações. Assisti trabalhos incríveis, realmente magníficos. Estou vendo, aqui, nossos sonhos realizados", avaliou Patrícia Queiroz.

Protagonismo estudantil
O aluno Guilherme Carvalho, do 2º ano de Meio Ambiente, mora no Jardim Boa Esperança e ressaltou que a sua equipe produziu cartazes sobre os 17 ODSs da ONU. "Fizemos ofícios, cartazes, gincanas com alunos dos 9ºs anos sobre as ODSs, trabalho de campo no bairro e conscientização sobre educação ambiental sobre descarte de resíduos sólidos", destacou Guilherme.

As conquistas foram compartilhadas pela aluna do 1º ano de Meio Ambiente, Maíza da Silva Bezerra, moradora do Pae Cará. "Entrevistamos uma professora e um aluno com deficiência visual e aprendemos sobre acessibilidade e sinalização nas ruas e calçadas", pontuou Maíza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Cidade do Litoral de SP tem programação esportiva de inverno; veja agenda

Município recebe diversas modalidades

Cotidiano

Festa da Tainha começa neste final de semana em Praia Grande

Atração gastronômica ocorre no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter