X
ANO NOVO

Em Guarujá, virada de ano termina com mais de 100 toneladas de lixo recolhidas

Foram 109.050 toneladas de resíduos recolhidos na faixa de areia, calçadões e bairros no entorno das orlas

No Réveillon, a Prefeitura intensificou a limpeza das praias, por meio de um plano de contingência coordenado pela  Seurb / Prefeitura Municipal de Guarujá

O ano de 2022 começou com a retirada de 109, 050 toneladas de lixo das praias de Guarujá, recolhidos na faixa de areia, calçadões e bairros no entorno das orlas. Nesta virada de ano, a Prefeitura cancelou a tradicional queima de fogos na orla de Pitangueiras (Centro). A medida teve caráter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomerações.

No dia da virada, a Prefeitura intensificou a limpeza na orla das praias, por meio de um plano de contingência, sob a coordenação da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb). Cerca de 700 profissionais estiveram atuando com rastelagem manual na faixa de areia e varrição dos calçadões; e na coleta de resíduos na região das orlas

O trabalho, que começou por volta das 2h30 do dia 1° de janeiro, contou com o apoio de equipamentos como trator rastelo, duas retroescavadeiras, pá carregadeira, 14 caminhões trucados basculantes e 18 caminhões compactadores de lixo.

COLETA.
Além do Réveillon, a Prefeitura de Guarujá montou um esquema de limpeza e de coleta de resíduos para temporada de verão, que teve início em 19 de dezembro e segue até 3 de março.

A coleta nas praias tem início sempre às 6 horas da manhã, até o término das atividades de limpeza na faixa de areia e varrição do calçadão, que ocorrem também a partir das 6 horas. A ação conta com dois caminhões compactadores de hora em hora, fazendo repasse nos calçadões. Um caminhão faz as praias do Guaiúba, Astúrias e Pitangueiras; e outro, a Praia da Enseada até Pernambuco. 

Na coleta, são oito motoristas, 24 coletores de resíduos e 80 ajudantes, além de quatro caminhões compactadores (diurno) e cinco (noturno). Já a estação de transbordo funciona 24 horas.

Para dar suporte à coleta, a Prefeitura instalou, também, 25 contentores de lixo em pontos estratégicos das praias, além de 120 papeleiras plásticas e 20  papeleiras de concreto ao longo dos calçadões das orlas e ruas paralelas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sábado (28) tem Dia D de vacinação contra a covid-19 e gripe em Praia Grande

Sete Usafas estarão abertas das 9 às 16 horas

Cotidiano

'É Hora de Arte' realiza oficinas gratuitas em Praia Grande

Contemplado pelo ProAC, projeto nasceu na Baixada Santista

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software