X

ANO NOVO

Em Guarujá, virada de ano termina com mais de 100 toneladas de lixo recolhidas

Foram 109.050 toneladas de resíduos recolhidos na faixa de areia, calçadões e bairros no entorno das orlas

Da Reportagem

Publicado em 05/01/2022 às 17:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No Réveillon, a Prefeitura intensificou a limpeza das praias, por meio de um plano de contingência coordenado pela  Seurb / Prefeitura Municipal de Guarujá

O ano de 2022 começou com a retirada de 109, 050 toneladas de lixo das praias de Guarujá, recolhidos na faixa de areia, calçadões e bairros no entorno das orlas. Nesta virada de ano, a Prefeitura cancelou a tradicional queima de fogos na orla de Pitangueiras (Centro). A medida teve caráter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomerações.

No dia da virada, a Prefeitura intensificou a limpeza na orla das praias, por meio de um plano de contingência, sob a coordenação da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb). Cerca de 700 profissionais estiveram atuando com rastelagem manual na faixa de areia e varrição dos calçadões; e na coleta de resíduos na região das orlas

O trabalho, que começou por volta das 2h30 do dia 1° de janeiro, contou com o apoio de equipamentos como trator rastelo, duas retroescavadeiras, pá carregadeira, 14 caminhões trucados basculantes e 18 caminhões compactadores de lixo.

COLETA.
Além do Réveillon, a Prefeitura de Guarujá montou um esquema de limpeza e de coleta de resíduos para temporada de verão, que teve início em 19 de dezembro e segue até 3 de março.

A coleta nas praias tem início sempre às 6 horas da manhã, até o término das atividades de limpeza na faixa de areia e varrição do calçadão, que ocorrem também a partir das 6 horas. A ação conta com dois caminhões compactadores de hora em hora, fazendo repasse nos calçadões. Um caminhão faz as praias do Guaiúba, Astúrias e Pitangueiras; e outro, a Praia da Enseada até Pernambuco. 

Na coleta, são oito motoristas, 24 coletores de resíduos e 80 ajudantes, além de quatro caminhões compactadores (diurno) e cinco (noturno). Já a estação de transbordo funciona 24 horas.

Para dar suporte à coleta, a Prefeitura instalou, também, 25 contentores de lixo em pontos estratégicos das praias, além de 120 papeleiras plásticas e 20  papeleiras de concreto ao longo dos calçadões das orlas e ruas paralelas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter