Guarujá

'Dia Verde' mobiliza mais de 80 voluntários na Praia das Astúrias, em Guarujá

Foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usado

Da Reportagem

Publicado em 16/04/2024 às 19:06

Atualizado em 16/04/2024 às 20:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Sendo o primeiro 'Dia Verde' de 2024, promovido pela Prefeitura do município, ao todo foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usados / Divulgaçaõ/PMG

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira (12), mais de 80 voluntários, entre munícipes, servidores públicos, turistas e instituições, se mobilizaram para um mutirão de limpeza para coleta de microlixo na Praia das Astúrias, em Guarujá. Sendo o primeiro "Dia Verde" de 2024, promovido pela Prefeitura do município, ao todo foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usados. Além disso, foram desenvolvidas diversas atividades educativas, além da troca de recicláveis por produtos ecológicos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos das Astúrias e Galhetas (Amaag), fortaleceu a importância da reciclagem e da coleta seletiva para combater o descarte irregular de lixo e coibir a poluição marinha. Os participantes puderam conhecer, ainda, projetos desenvolvidos na Cidade, como o Programa Recicla Guarujá e o Surf Especial, que proporciona uma experiência esportiva adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ação de reciclagem em Guarujá coleta quase 2 toneladas de plástico

• Saruê 'sorri para foto' após ser resgatado de empresa de reciclagem em Guarujá

• Reciclagem de vidro cresce 58% em Guarujá

Uma das voluntárias do Dia Verde foi a psicóloga e afiliada da Amaag, Guiomar Courtadon. Para ela, que mora em Guarujá há quase cinco anos, propostas desta natureza são essenciais. “O lixo é uma responsabilidade individual. Por isso, incentivamos ações como essa, que sensibilizam sobre a necessidade da destinação adequada de resíduos e reciclagem. A Prefeitura faz a sua parte, mas devemos fazer a nossa com atitudes de incentivo ao coletivo”, reforçou Guiomar.

Outra que também se engajou na causa e integra a Amaag foi Ivete Giordetti.  “Acompanho os investimentos em nossa orla e fico impressionada com a quantidade de pessoas que não descartem seu lixo no lugar certo. Em dez minutos, recolhemos colheres, canudos e copos plásticos, além de bitucas de cigarro. O lixo é uma responsabilidade de todos”, ponderou.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software