X

Guarujá

'Dia Verde' mobiliza mais de 80 voluntários na Praia das Astúrias, em Guarujá

Foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usado

Da Reportagem

Publicado em 16/04/2024 às 19:06

Atualizado em 16/04/2024 às 20:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sendo o primeiro 'Dia Verde' de 2024, promovido pela Prefeitura do município, ao todo foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usados / Divulgaçaõ/PMG

Na última sexta-feira (12), mais de 80 voluntários, entre munícipes, servidores públicos, turistas e instituições, se mobilizaram para um mutirão de limpeza para coleta de microlixo na Praia das Astúrias, em Guarujá. Sendo o primeiro "Dia Verde" de 2024, promovido pela Prefeitura do município, ao todo foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usados. Além disso, foram desenvolvidas diversas atividades educativas, além da troca de recicláveis por produtos ecológicos.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos das Astúrias e Galhetas (Amaag), fortaleceu a importância da reciclagem e da coleta seletiva para combater o descarte irregular de lixo e coibir a poluição marinha. Os participantes puderam conhecer, ainda, projetos desenvolvidos na Cidade, como o Programa Recicla Guarujá e o Surf Especial, que proporciona uma experiência esportiva adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Uma das voluntárias do Dia Verde foi a psicóloga e afiliada da Amaag, Guiomar Courtadon. Para ela, que mora em Guarujá há quase cinco anos, propostas desta natureza são essenciais. “O lixo é uma responsabilidade individual. Por isso, incentivamos ações como essa, que sensibilizam sobre a necessidade da destinação adequada de resíduos e reciclagem. A Prefeitura faz a sua parte, mas devemos fazer a nossa com atitudes de incentivo ao coletivo”, reforçou Guiomar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Outra que também se engajou na causa e integra a Amaag foi Ivete Giordetti.  “Acompanho os investimentos em nossa orla e fico impressionada com a quantidade de pessoas que não descartem seu lixo no lugar certo. Em dez minutos, recolhemos colheres, canudos e copos plásticos, além de bitucas de cigarro. O lixo é uma responsabilidade de todos”, ponderou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

Santos

Despejo de lixo é diminuído por barreiras flutuantes no estuário de Santos

Mais do que interromper o despejo de resíduos sólidos no manguezal, outra frente da Operação Enrede é promover a educação ambiental na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter