X
Guarujá

Defesa Civil forma Núcleo de Proteção Experimental na Prainha Branca

Iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Fundação S.O.S. Mata Atlântica e Corpo de Bombeiros

Prainha Branca: projeto tem como objetivo capacitar membros da comunidade / Divulgação/PMG

A Defesa Civil de Guarujá está formando um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC´s), na Prainha Branca. O projeto tem como objetivo capacitar membros da comunidade por meio de cursos, para atuarem preventivamente na orientação e informação sobre riscos existentes nas comunidades, bem como no preparo para a atuação dos primeiros atendimentos em emergências.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Fundação S.O.S. Mata Atlântica e Corpo de Bombeiros.

As atividades visam promover a interação entre Defesa Civil e a comunidade, aproximando e estimulando a população para a construção de uma cultura voltada à prevenção; promovendo a conscientização dos membros da comunidade e transformando os moradores em agentes multiplicadores de informações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Capacitações

O primeiro passo foi a etapa de envolvimento, na qual os agentes buscaram conhecer a percepção da comunidade a cerca do risco ao qual estão expostos. Para isso, os moradores responderam um questionário de percepção de risco.

Logo após, iniciaram uma série de reuniões presenciais e remotas, além de treinamentos que abordaram temas como: gestão de risco, gerenciamento de desastre, mudanças climáticas, adaptação no uso e ocupação do solo e ações mitigadoras.

Na segunda etapa, foi realizada visita aos equipamentos utilizados na prevenção, como a rede pluviométrica automática do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), áreas de risco geológico e na Sede da Defesa Civil de Guarujá.

"É muito importante esse projeto, pois moramos em uma região mais afastada do Centro da Cidade e, diante de qualquer situação de emergência, já temos um conhecimento para facilitar o atendimento à comunidade", afirmou o morador da Prainha e integrante do NUPDEC, Edson Diniz de Oliveira.

Próxima etapa

A próxima etapa envolverá uma visita e treinamento envolvendo segurança no lar e primeiros socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A ação faz parte da capacitação e discussão sobre prevenção a acidentes domésticos e na comunidade. Além disso, foi proposto um trabalho de conscientização com as crianças do bairro.

Como produto final, a Defesa Civil com os órgãos parceiros e os moradores, produzirão um plano de evacuação para a comunidade, a ser aplicado durante situações adversas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

11 Estados e DF entram no STF contra teto de ICMS sobre combustíveis e energia

A ação ocorre depois de São Paulo e Goiás terem saído na frente reduzindo as alíquotas do ICMS

CORINTHIANS

Róger Guedes perde pênalti, e Corinthians decide vaga com Boca na Argentina

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (2), às 16h30 (de Brasília), para medir forças com o Fluminense pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software