Guarujá

Contrato do aeroporto de Guarujá é prorrogado por seis meses; entenda mais

A Prefeitura diz que a extensão é técnica, ligada à prestação de contas, e mantém início das operações no primeiro semestre de 2026

Giovanna Camiotto

Publicado em 04/12/2025 às 21:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em abril deste ano, foi finalizada a primeira etapa de obras do aeroporto, com a entrega da pista de pousos e decolagens / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

O prazo do contrato da empresa responsável pela construção do terminal de passageiros do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá foi prorrogado por mais seis meses, até setembro de 2026. No entanto, a extensão não altera a previsão de início das operações, mantida para o primeiro semestre do próximo ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Planejamento Estratégico, João Eduardo Rodrigues de Oliveira. Segundo ele, o terminal deve ficar pronto até abril, e a prorrogação tem caráter exclusivamente contábil.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Aeroporto de Congonhas tem vazamento de óleo e registra atraso na manhã de feriado

• Bu-Bu, o gorila de 'Aeroporto: Área Restrita', pode ser visitado; saiba onde

• Lula inaugura porto e aeroporto modernizados em Belém às vésperas da COP30

“Existe um período de execução da obra e outro de prestação de contas. Tanto o contrato da empreiteira quanto o firmado com o Ministério de Portos e Aeroportos precisam estar vigentes para que seja possível efetuar os pagamentos e concluir a prestação de contas”, explicou o secretário.

A empresa responsável pela construção do terminal é a Paradigma Projetos e Obras Ltda., contratada pela Prefeitura para executar a obra do aeroporto.

Continua depois da publicidade

É importante citar que o contrato do Túnel Santos-Guarujá também teve a assinatura adiada para ano que vem. Clique aqui para entender mais detalhes!

Liberação da Anac

O Ministério de Portos e Aeroportos reforçou que a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é obrigatória para que o aeroporto entre em operação. Em 15 de outubro, a agência enviou um ofício à Prefeitura apontando pendências que impediam o avanço do processo de homologação.

Segundo a administração municipal, toda a documentação exigida já foi encaminhada à Infraero, empresa federal responsável pela gestão aeroportuária. A estatal fará a análise técnica final e deve encaminhar o material à Anac na próxima semana.

Continua depois da publicidade

“Assim que os documentos forem recebidos pela Anac, o processo será reaberto normalmente”, afirmou Oliveira.

A pista de pousos e decolagens foi entregue em abril deste ano. Já as obras de acesso viário ao aeroporto seguem em andamento, com previsão de conclusão até março.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software