X

Guarujá

Conheça Rafael e Frederico, os coelhos de estimação de escola em Guarujá; veja fotos

Unidade educacional usa animais para promover interação com os alunos

Da Reportagem

Publicado em 05/08/2021 às 15:25

Atualizado em 05/08/2021 às 16:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De acordo com a diretora da unidade, Valquiria Matos, estudos apontam que o vínculo com um animal de estimação melhora a autoestima do ser humano / Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Com um ano e meio de idade, Rafael e Frederico moram na Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello, no bairro Santa Rosa. Porém, eles não são alunos, mas sim dois coelhos de estimação, que fazem a alegria das crianças. E essa interação, entre animais e alunos, propicia reflexos bastante positivos no desenvolvimento cognitivo dos pequenos estudantes.

A primeira invasão de coelhos na unidade aconteceu em 2012, próximo ao feriado de Páscoa, quando no local foi implantado o Projeto "Seres Vivos". À época, a EM Hermínia recebeu um casal de coelhos que levava os nomes da escola: Hermínia e Vitiello. Ambos viveram até o ano passado.

De acordo com a diretora da unidade, Valquiria Matos, estudos apontam que o vínculo com um animal de estimação melhora a autoestima do ser humano. "Isso reflete positivamente nas interações sociais com outras crianças e também com os adultos, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais e afetivas, responsabilidades e empatia".

Todos os alunos realizam atividades com os animais conforme o plano de aula. "Um dos nossos alunos, o pequeno Heitor dos Santos Peres, 4 anos, tem o  Transtorno do Espectro Autista (TEA), e geralmente fica mais tranquilo e até emocionado ao chegar perto dos coelhos".

CUIDADO COM ANIMAIS.
Rafael e Frederico são devidamente alimentados com ração e recebem acompanhamento veterinário. No local, os dois bichos ficam sob os cuidados da auxiliar administrativa da unidade, Edvânia Torres, que inclusive, estudou sobre esses animais, para também poder responder às curiosidades das crianças. Eles são incentivados ainda, a trazer alimentos como couve e cenoura e assim alimentar os coelhos. "Assim a gente oportuniza esse momento mágico na unidade".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter