SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Confeiteira faz sucesso com pipocas gourmet

Kenia Oliveira destaca que preparo dos doces não é dos mais simples, mas diz que aprendizado foi proveitoso

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2020Por LG Rodrigues07h35
Pipocas vêm em vários sabores e Kenia aceita pedidos toda semanaFoto: KENI PIPOCA GOURMET/DIVULGAÇÃO

O aprendizado não foi dos mais fáceis e os ingredientes também não são nada simples de se encontrar, mas para uma confeiteira de mão de cheia de Guarujá, nenhum obstáculo foi grande o suficiente para que ela parasse de cozinhar, nem mesmo o coronavírus, e Kenia Oliveira segue fazendo o carro chefe de sua empresa que a cada dia invade mais e mais festas de aniversário e casas de clientes: pipoca gourmet.

Para quem não conhece, as pipocas gourmet são feitas com um milho totalmente diferente daquele encontrado de forma mais simples em supermercados e usados para as famosas noites de cinema em casa com um balde de pipoca coberta por sal e até manteiga. O preparo delas, também não é dos mais simples, mas Kenia afirma que o esforço para acertar a receita vale toda a pena.

"Eu comecei com geladinhos gourmet, fazia aqui no meu bairro pros amigos e a galera comprava bastante e eu também vendia para eventos, mas eu sempre namorei essas pipocas gourmet e eu não sabia quem vendia aqui no Guarujá, não achava em lugar algum. Eu queria comer, provar e decidi fazer dois cursos para poder aprender porque parece ser fácil, mas é um pouco complicado de fazer e quando você consegue é fascinante o jeito de fazer. Eu fiz um curso, tentei fazer, foi difícil de acertar, mas quando acertei pulei de alegria e comemos bastante aqui em casa", explica.

A princípio, tudo começou como uma curiosidade, mas com o tempo, o esforço da guarujaense ultrapassou as paredes de sua cozinha e também de sua casa. Em questão de meses, as pipocas gourmet já haviam caído no gosto de colegas, amigos, familiares e se tornaram compra certa da clientela da empresa de Kenia.

"Distribui para alguns amigos, eles gostaram e me sugeriram para vender e eu falei que ia ver. 'Quem vai comprar pipoca gourmet?'. E aí um foi falando para o outro e comecei a vender. Essas pipocas são fascinantes. Quem gosta, aprova. Tenho clientes desde o início e olha que comecei a vender durante o início do ano, entre janeiro e fevereiro", explica.

Todas as pipocas são escolhidas a dedo por Kenia e só posteriormente são submetidas a um processo que as deixará com cara, cheio e sabor da famosa iguaria.

"Eu primeiro estouro todos os milhos e seleciono todas as pipocas. Tem o processo de limpar todas elas para retirar as 'pelinhas' que incomodam, tem o processo da caramelização, o banho de chocolate, ou seja, há todo um processo para que essas pipocas fiquem perfeitas e a gente mantém um padrão do início do processo até a embalagem e a fita que a gente coloca. Mantemos um negócio legal para poder entregar ao cliente", afirma.

Antes da pandemia, ela, com a ajuda do marido, levou as pipocas para festas de aniversário e outras celebrações e os clientes acabaram se multiplicando.

"Me pediram para festa uma vez e até me assustei, porque não confiava ainda e dava até um certo medo e uma mãe foi gostando, a outra também e foi pedindo e hoje faço bastante para mêsversário, aniversário. Mesmo em meio a essa pandemia toda eu não senti o baque, a galera continuou pedindo bastante. Eu faço e meu esposo entrega".

A clientela não ter sumido, segundo Kenia, tem uma explicação mais simples do que se imagina: o sabor.

"Tem uma galera fixa que sempre tá comprando. As pessoas quando comem pela primeira vez se surpreendem porque é muito gostoso, sou suspeita em falar, mas a galera gosta e sempre volta. O feedback das pessoas é bem positivo e no cardápio, eu faço mais as pipocas mesmo e de diversos sabores, tem uma lista que, aliás, eu preciso atualizar porque tem mais sabores para incluir. Pretendo me especializar em outros doces, mas que eu possa incluir as pipocas gourmet neles".

Para quem quiser conhecer o trabalho da guarujaense, basta acessar e seguir as redes sociais da confeiteira: @kenigourmett no Instagram e no Facebook. O WhatsApp para contato é o (13) 9-7418-1615.