Castração em Guarujá reforça prevenção do câncer de mama em animais

Donos devem realizar cadastro no próximo dia 18, portando RG e CPF originais, comprovante de residência e carteira de vacinação do pet

Comentar
Compartilhar
10 OUT 2019Por Da Reportagem11h05
Campanha começa no próximo dia 18Foto: Divulgação/PMG

Como alternativa para evitar o câncer de mama em animais domésticos, a Prefeitura de Guarujá abrirá 400 vagas para castração no próximo dia 18. O cadastro terá início às 8 horas e os donos devem comparecer com RG e CPF originais, comprovante de residência e carteira de vacinação do pet no Canil Municipal (Avenida Profª Maria Lídia Rego Lima, 301 - Jardim Conceiçãozinha).

Apesar de inúmeras campanhas de prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro, muitas pessoas não sabem que seus companheiros animais, em especial as fêmeas, podem vir a desenvolver o tumor. O câncer de mama é o segundo mais comum em cães e o mais comum em cadelas, sendo os gatos os terceiros da lista.

No geral, aparece em animais acima de 10 anos castrados ou não. E apesar de ser um procedimento cirúrgico sem urgência, a castração é a maneira mais eficiente de prevenção, reduzindo em até 95% os riscos da doença.

O diretor de Bem-Estar Animal, Carlos Eduardo Vargas, ressaltou que os munícipes precisam compreender que existem mais benefícios do que prejuízos com o procedimento. "A castração também previne outras doenças infecciosas e hereditárias, como o câncer de próstata, testículos, infecção uterina, prolapso vaginal e hormônios dependentes, além de ajudar no controle populacional de animais".

Podem ser castrados animais acima de 6 meses de idade e para o cadastro, não é necessário levar o animal até o local. Será permitido apenas um pet por munícipe e, desta vez, algumas raças não serão castradas, sendo elas: buldogue francês e inglês, lhasa apso, pinscher, shih tzu, yorkshire, pug, boxer, spitz alemão e gato persa.

Colunas

Contraponto