Guarujá

Carnaval 2026: Guarujá estende prazo para cadastro de blocos e bandas de rua

Desfiles ocorrerão entre os dias 6 e 17 de fevereiro com regras rígidas de segurança, horário e repertório

Luna Almeida

Publicado em 23/01/2026 às 23:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os desfiles de bandas e blocos estão previstos para acontecer nas vias públicas da Cidade entre os dias 6 e 17 / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá prorrogou até o dia 26 de janeiro as inscrições para o cadastro de bandas e blocos carnavalescos do Município. Os interessados devem protocolar o pedido presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), localizada na Rua Azuil Loureiro, 235, no bairro Santa Rosa, após o preenchimento do formulário disponível no site oficial da Prefeitura. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mares do Sul: a história do pré-Carnaval que parava o Brasil no Ilha Porchat

• Pré Carnaval 2026: bares e restaurantes antecipam lucro com folia em janeiro

• Onde passar o Carnaval 2026? Resort no Guarujá oferece folia pé na areia e SPA

Os desfiles de bandas e blocos estão previstos para acontecer nas vias públicas da Cidade entre os dias 6 e 17 de fevereiro. A organização ficará a cargo da Comissão de Carnaval, responsável por analisar e autorizar os pedidos de circulação de blocos, bandas de bairro, desfiles em ruas e avenidas, além das chamadas bandas fixas. 

Todas as decisões, comunicados e notificações da Comissão serão divulgados por meio do Diário Oficial do Município.

Continua depois da publicidade

A regulamentação do credenciamento, da circulação e das apresentações do Carnaval 2026 é conduzida pelas secretarias municipais de Cultura (Secult), Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Mobilidade Urbana (Semob), conforme resolução conjunta publicada no Diário Oficial em 10 de janeiro. 

Segundo o secretário municipal de Cultura, o processo de cadastramento marca o início da definição das regras e diretrizes do evento. 

Após essa etapa, serão realizadas reuniões com a Comissão Organizadora e demais autoridades para definição dos trajetos, observando critérios de urbanismo, trânsito, segurança, infraestrutura e organização.

Continua depois da publicidade

O secretário destacou ainda que o planejamento ocorre de forma integrada, com participação da Secult, Semob, Sedecon, Polícia Militar e outros órgãos envolvidos, reforçando o caráter democrático do Carnaval de bandas e blocos, que valoriza a diversidade e o uso coletivo dos espaços públicos.

De acordo com o cronograma já definido, as apresentações poderão ocorrer entre 6 e 17 de fevereiro, com horário máximo de encerramento às 22 horas. Será permitido até quatro desfiles por dia, sendo apenas um por bairro, com intervalo mínimo de duas horas entre eles. 

Cada bloco ou banda poderá desfilar por até 90 minutos, além de 30 minutos de concentração. 

Continua depois da publicidade

O repertório deverá ser exclusivamente carnavalesco, sendo proibidas letras que façam apologia ao crime, às drogas, à violência ou contenham teor discriminatório. Também será obrigatória a contratação de segurança privada e a solicitação prévia de bloqueio de vias junto à Secult.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software