X

Guarujá

Campanha Julho Amarelo tem parcial de mais de 450 testes rápidos já realizados

Sábado (28) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais; campanha na rede municipal termina no próximo dia 31 (terça-feira)

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2018 às 09:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Campanha Julho Amarelo tem parcial de mais de 450 testes rápidos já realizados / Divulgação

"Todos me atenderam muito bem e explicaram direitinho sobre as doenças. Fiz o teste rápido, e em apenas 15 minutos já saiu o resultado. Além disso, todo o material utilizado pela equipe foi aberto na minha frente, o que me deu mais segurança. Nunca havia feito, e também foi uma oportunidade para conhecer mais sobre o funcionamento daquela unidade e sair sem dúvidas".

O relato é de uma jovem de 25 anos, moradora do Jardim Boa Esperança, que que preferiu não se identificar. Ela soube da campanha Julho Amarelo, por meio do Diário Oficial e resolveu ir até o Centro de Testagem Acolhimento Prevenção e Tratamento (CTAPT) - Rua Hélio Ferreira, 369 - Jardim Boa Esperança - equipamento da Prefeitura de Guarujá, para realizar o teste de hepatites.

Até agora, a campanha já realizou mais de 450 testes rápidos - fora da campanha, foram mais de 700, totalizando 1.150 testes. A Julho Amarelo na Cidade teve início na última segunda-feira (16) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas).

As ações no Município prosseguem até o dia 31, com palestras, testagens, orientações, entre outras atividades. O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento às hepatites. Neste sábado, 28 de julho, é Dia Mundial de Luta Contra às Hepatites Virais, data instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com foco nos maiores de 40 anos, o Julho Amarelo é uma proposta do Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP e envolve intensificação da testagem para hepatite C, com foco nos maiores de 40 anos.

Dados

No ano passado foram realizados na Cidade, aproximadamente 4 mil testagens (teste rápido para todas as hepatites). Neste ano até o momento, são mais de 700 testes já feitos (fora da campanha). Já com relação ao exame de sorologia (anti-HCV), o total em 2017 foi de mais de 13 mil realizados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter