Campanha Julho Amarelo tem parcial de mais de 450 testes rápidos já realizados

Sábado (28) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais; campanha na rede municipal termina no próximo dia 31 (terça-feira)

Comentar
Compartilhar
24 JUL 2018Por Da Reportagem09h42
Campanha Julho Amarelo tem parcial de mais de 450 testes rápidos já realizadosCampanha Julho Amarelo tem parcial de mais de 450 testes rápidos já realizadosFoto: Divulgação

"Todos me atenderam muito bem e explicaram direitinho sobre as doenças. Fiz o teste rápido, e em apenas 15 minutos já saiu o resultado. Além disso, todo o material utilizado pela equipe foi aberto na minha frente, o que me deu mais segurança. Nunca havia feito, e também foi uma oportunidade para conhecer mais sobre o funcionamento daquela unidade e sair sem dúvidas".

O relato é de uma jovem de 25 anos, moradora do Jardim Boa Esperança, que que preferiu não se identificar. Ela soube da campanha Julho Amarelo, por meio do Diário Oficial e resolveu ir até o Centro de Testagem Acolhimento Prevenção e Tratamento (CTAPT) - Rua Hélio Ferreira, 369 - Jardim Boa Esperança - equipamento da Prefeitura de Guarujá, para realizar o teste de hepatites.

Até agora, a campanha já realizou mais de 450 testes rápidos - fora da campanha, foram mais de 700, totalizando 1.150 testes. A Julho Amarelo na Cidade teve início na última segunda-feira (16) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas).

As ações no Município prosseguem até o dia 31, com palestras, testagens, orientações, entre outras atividades. O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento às hepatites. Neste sábado, 28 de julho, é Dia Mundial de Luta Contra às Hepatites Virais, data instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com foco nos maiores de 40 anos, o Julho Amarelo é uma proposta do Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP e envolve intensificação da testagem para hepatite C, com foco nos maiores de 40 anos.

Dados

No ano passado foram realizados na Cidade, aproximadamente 4 mil testagens (teste rápido para todas as hepatites). Neste ano até o momento, são mais de 700 testes já feitos (fora da campanha). Já com relação ao exame de sorologia (anti-HCV), o total em 2017 foi de mais de 13 mil realizados.