X

Guarujá

Bombeiros encerram oficialmente as buscas em morro de Guarujá

Conhecido popularmente como Morro do Macaco, a última vítima fatal dos desastres, o Cabo Marciel de Souza Batalha, foi localizada na segunda-feira (9)

Da Reportagem

Publicado em 11/03/2020 às 13:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trabalhos seguirão normalmente em outros morros de Guarujá / Daniel Villaça / Diário do Litoral

Na manhã desta terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros decretou o fim das buscas no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) após a localização da última vítima fatal do deslizamento, o Cabo PM Marciel de Souza Batalha, do Corpo de Bombeiros, de 46 anos. Ele foi um dos primeiros a adentrar na comunidade durante os eventos da última semana, tendo conseguido salvar algumas pessoas antes de ser atingido pelos escombros. As buscas continuam na Barreira do João Guarda, que ainda tem 34 pessoas não localizadas.

“Estamos entrando em uma outra fase agora (na Barreira do João Guarda). Os caminhões estão chegando para tirar parte dos sedimentos, que acabam atrapalhando o Corpo de Bombeiros nas buscas. Todos já foram checados e chegamos à conclusão que ninguém está ali. Seguiremos todos os procedimentos e estratégias para que tiremos as pessoas com dignidade”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Capitão Marcos Palumbo.

Este é o oitavo dia de buscas, que agora estão totalmente concentradas na Barreira do João Guarda. Os 85 bombeiros que lá já atuavam receberão reforço. Agora, o efetivo operacional passa a ser de 108 profissionais.

Ao todo, até o momento, 33 óbitos foram confirmados na Cidade, sendo 22 na Barreira do João Guarda, 9 no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado), 1 no Morro do Engenho e mais 1 na Rodovia Ariovaldo Almeida de Viana (Guarujá – Bertioga). Desde o dia da tragédia, o Município está acolhendo as pessoas que foram impactadas pelos deslizamentos na Escola Municipal Dirce Valério (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Lá, os cerca de 350 munícipes estão recebendo atendimento médico e psicológico, além dos cuidados básicos de alimentação, higiene e acomodações para descanso.

Sepultamento
Na manhã desta terça-feira, após um cortejo conduzido pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, foi sepultado o Cabo Marciel de Souza Batalha, no Cemitério da Consolação (Av. Presidente Vargas, 985 – Parque Estuário). O momento foi acompanhado por familiares, colegas de farda e populares, sensibilizados com a perda do bombeiro, que já salvava vidas há mais de 20 anos.

Na última quarta-feira (4), foi enterrado seu colega, o Cabo Rogério de Moraes Santos, de 43 anos, o terceiro corpo localizado soterrado no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado). Assim como ocorreu com Batalha, as viaturas do Corpo de Bombeiros também fizeram um cortejo fúnebre pela Cidade até chegarem ao Cemitério da Saudade (R. Silvio Rolim, s/nº – Vila Júlia), onde foi sepultado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter