Nesta segunda-feira (29), durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Britto, assinou convênio com o Governo Estadual para a construção de uma nova creche que deverá ser instalada na região que contempla os bairros Vila Rã e Areião. A chefe do Executivo estava acompanhada da secretária municipal de Educação, Priscila Bonini, e dos vereadores Nelsinho Filho, Luciano China, Elias Primavera e Luciano Tody,
Segundo a prefeita, o adensamento dos programas habitacionais tem provocado a falta de vagas nas creches municipais. “Hoje só temos na região creches conveniadas e não conseguimos atender toda a demanda. Em quatro anos de governo consegui atender 2.500 crianças no Município, mas ainda é pouco. Por isso decidimos pela instalação de uma creche para 125 crianças na região da Vila Rã e Areião”, explicou.
Antonieta disse ainda que, para a construção da creche, será preciso que o Governo do Estado desmembre a área, pois Guarujá não tem áreas públicas. Além disso, todo o processo, entre licitação, que deverá demorar três meses, e a edificação do prédio, deverá estar concluído em 12 meses.

Com o convênio, o Estado firma parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pela apresentação do terreno, licitação e condução das obras, monitoradas e acompanhadas pela Secretaria do Estado da Educação. “Resolvermos ser parceiros dos municípios no Ensino Infantil porque a primeira infância é mais relevante na formação e no desenvolvimento psíquico e na modelagem das estruturas cerebrais”, destacou o governador Geraldo Alckmin.
Os recursos para a construção das creches variam de R$ 1,5 a 1,7 milhões, fora o mobiliário, cujos valores serão repassados na penúltima transferência variando de R$ 180 a 200 mil. Ao todo, foram beneficiados 315 municípios, e serão mais 439 creches e investidos R$ 570 milhões para a ampliação do Programa Creche-Escola do Governo do Estado, cujo objetivo é ampliar o atendimento, principalmente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
A implantação das unidades foi baseada em um estudo realizado pela Fundação Seade, que cruzou informações de população com menos de cinco anos, demanda por creches e dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios.
O Creche-Escola já conta com a adesão de 639 prefeituras. Já foram firmados 231 convênios e investidos R$ 358 milhões desde o início do programa. Com o anúncio da ampliação, o investimento total da Secretaria da Educação do Estado é de R$ 928 milhões e a meta é chegar a R$ 1 bilhão até 2014.