Como uma dona de casa que, ao fazer as contas do mês, precisa definir se o dinheiro deve ser utilizado na troca do encanamento da cozinha ou na reforma do banheiro, o poder público também precisa priorizar investimentos em relação ao seu orçamento. E para aplicar os recursos da forma que contemple a população, a Prefeitura de Guarujá está realizando nove audiências públicas do Orçamento Participativo. O objetivo é que a sociedade civil opine sobre as prioridades em cada região da Cidade.
A comparação foi feita pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Cândido Garcia Alonso, no balanço após a audiência realizada na noite de sexta-feira (16), na Sociedade Esportiva Itapema (Socia), que reuniu cerca de 90 moradores dos bairros Itapema, Vila Alice, Pae Cará, Parque Estuário, Jardim Progresso e Vila Áurea.
Cândido ressaltou que o orçamento público deve ser utilizado com rigor, já que após as devidas aplicações mínimas e exigidas por lei de 25% na Educação, 15% na Saúde e a folha de pagamento dos servidores públicos, o Governo Municipal precisa definir os investimentos anuais.

Entre as solicitações feitas pelos munícipes desta região, foram apontadas a necessidade de ampliar a rede de drenagem, otimizar o controle ao som abusivo, construções de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência da Mulher; reforma do espaço dos aposentados na Praça 14 Bis, construção de uma nova creche, ampliação de programas habitacionais e ampliação do serviço do Samu 192.
O secretário adjunto de Educação, Juarez Mendes de Azevedo, disse que há a proposta de criação de 11 novas creches pelo programa Pró-Infância, do Governo Federal, nos mesmos moldes do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Mauro Aprígio de Brito, que a Prefeitura e a União inauguraram ano passado, no Jardim Progresso.
“Estamos buscando áreas públicas disponíveis para a construção dessas creches e vamos encaminhar a Brasília. Mas de 2009 até 2013, aumentamos a quantidade de alunos em creches públicas e conveniadas de 600 a 3.580”, informou Juarez.
Para o controlador geral do Município, Zaqueu Elias da Silva Ferreira, o balanço do foi positivo. “Recebemos críticas construtivas, num ambiente bem acolhedor e respeitoso. As reivindicações foram próximas da proposta do Orçamento Participativo”, disse.
Cronograma – Já foram realizadas audiências nas regiões do Santa Rosa, Centro, Vila Alice e Jardim Boa Esperança. O próximo encontro acontece nesta quarta-feira (21), às 19h30, na Universidade Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada), destinada aos moradores dos bairros Enseada, Jardim Virgínia, Areião e Vila Rã. As audiências seguintes contemplam as regiões Perequê, Santa Cruz dos Navegantes, Maré Mansa e Morrinhos.
Confira a programação.
22/08 – 5ª feira – E.M. Mário Cerqueira Leite Filho – Rua Javari, 95 – Perequê
Bairros: Perequê – Prainha Branca
26/08 – 2ª feira – Associação dos Amigos e Moradores da Praia de Santa Cruz dos Navegantes – Rua João Pacatuba, 13 – Santa Cruz dos Navegantes
Bairro: Santa Cruz dos Navegantes
27/08 – 3ª feira – Caec Cornélio C. Pacheco – Rua do Bosque, s/n – Maré Mansa
Bairros: Jardim Acapulco – Pernambuco – Mar e Céu – Maré Mansa – Tortuga
29/08 – 5ª feira – Caec Vereador André Luiz Gonzalez – Travessa 268, Quadra 77 – Morrinhos II
Bairros: Morrinhos – Vila Edna – Vila Zilda – Cachoeira