A urbanização dos bairros de Itanhaém é uma das principais prioridades da Administração Municipal. E nesta segunda-feira (20), o prefeito Marco Aurélio Gomes anunciou o investimento de mais R$ 7,6 milhões em pavimentação. O recurso é proveniente de um contrato de financiamento que será celebrado com o Programa Via SP, da Agência de Desenvolvimento Paulista, do Governo Estadual.
O Via SP é um programa de linha de crédito especial do Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de financiar e incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas. A liberação do crédito se dá apenas após a comprovação da saúde financeira.
Os bairros que serão beneficiados serão analisados por uma equipe técnica da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano. Com o financiamento do Programa Via SP, já são cerca de R$ 37 milhões conquistados pela Administração Municipal para obras de infraestrutura urbana nos bairros do Município.

Além do Via SP, está em fase final de elaboração outros dois grandes projetos. A principal delas é o investimento de R$ 23.453.435,23 em pavimentação de 39 bairros, verba conquistada pela Prefeitura de Itanhaém junto ao Ministério das Cidades, do Governo Federal, como parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II).
Também em fase final de elaboração, outro grande projeto prevê o investimento de R$ 5.056.813,61 em pavimentação de outros cinco bairros, por meio de um convênio com o Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (DADE 2013), da Secretaria Estadual de Turismo.
Além destas verbas já conquistadas, nos primeiros meses de 2013, o Governo de Itanhaém está fazendo um trabalho intenso de contato com parlamentares na Assembleia Legislativa, para garantir a aprovação de emendas para o orçamento estadual direcionadas para Itanhaém. A maior parte das emendas será destinada em projeto de infraestrutura do Município.