Em reunião realizada nesta segunda-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, Sede do Governo do Estado, com o Secretário de Planejamento de Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini e o Presidente do Detran, Daniel Annenberg, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito reivindicou mais verbas para a infraestrutura da Cidade; um Restaurante Bom Prato e a instalação do Poupatempo.
“Guarujá será Centro de Treinamento da Copa e acabamos de receber R$ 12 milhões do Governo do Estado e outros R$ 4,5 milhões da União, para reforma e equipamentos do nosso ginásio, mas isso ainda é pouco, pois precisamos de pavimentação e drenagem, para melhorar toda a Cidade”, explicou Antonieta.
O secretário Julio Semeghini disse que fará, o que for possível, para que as reivindicações da prefeita sejam atendidas. “É muito importante para o Governo do Estado, que Guarujá seja um Centro de Treinamento da Copa. Queremos que uma grande seleção escolha a cidade, por isso não podemos perder essa oportunidade de jeito nenhum”, afirmou.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a adequação a ser feita, para que seja instalado um Poupatempo Avançado, que contemplaria também um novo Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), em Guarujá. Pelas mudanças pedidas pelo Governo do Estado, cabe agora ao Município alugar ou comprar um imóvel de no mínimo mil m², para que os dois órgãos funcionem no mesmo local. Ao Estado caberia a capacitação dos profissionais, o mobiliário e equipamentos.
Antonieta cobrou também do Presidente do Detran, Daniel Annenberg a liberação de vagas nos pátios municipais que estão ocupados por veículos apreendidos pelo Governo do Estado. “Eu tenho carcaças de caminhões nas ruas da minha Cidade que não posso recolher, porque meus pátios estão lotados com veículos que são da competência do Estado”, disse.
Sobre essa questão, Annenberg propôs que o Estado faça gestões junto à Justiça, para que se agilize a liberação de veículos com pendências judiciais, a fim de liberar, pelo menos, em parte, os pátios municipais.
Presentes à reunião os secretários municipais Cláudio Torres (Planejamento e Gestão); Adilson Luiz de Jesus (Desenvolvimento Econômico e Portuário) e Adilson Cabral (adjunto de Desenvolvimento Técnico e Logístico), foram encarregados pela Prefeita, para fazerem estudos das novas propostas do governo estadual e, dentro do possível, viabilizarem as demandas em conjunto com os assessor do secretário de Planejamento de Desenvolvimento Regional, Marcus Vinicius e o assessor da presidência do Detran, Venerando Ribeiro Valle Jr.
Segundo o secretário Julio Semeghini uma nova reunião vai ser agendada. Desta vez com a presença do secretário Chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, para que ele possa dar encaminhamento a outras reivindicações de Guarujá, como, por exemplo, o Restaurante Bom Prato (café da manhã a R$ 0,50 e almoço a R$ 1), cuja instalação na Cidade vem sendo reivindicada pela prefeita Antonieta, a fim de ajudar a população mais carente a suprir sua deficiência alimentar.