X

Eventos

Semana Zumbi dos Palmares começa na próxima segunda-feira (18) em Guarujá

O município preparou uma programação especial para reforçar a luta pela igualdade racial

Publicado em 18/11/2013 às 11:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, próxima quarta-feira, com uma semana especial com palestras, debates, exposições e outras atividades.

A Semana Zumbi dos Palmares começa na próxima segunda-feira (18), com a assinatura do Pacto de Intenções entre a Prefeitura e a Fundação Casa, por meio do Comitê Institucional “Quesito Cor”, em parceria com o Programa Juventude Viva, a partir das 14 horas, na Sala de Reuniões do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio). Também na segunda-feira (18) acontecem palestras em diversas escolas da Cidade. (Confira programação completa abaixo).

Na terça-feira (19), acontece na Unaerp Guarujá, às 19 horas, o debate a “Discriminação e suas múltiplas faces: Consequências psicossociais”. O assunto será apresentado por Marise Borges e Wilson Sabino, sob coordenação do Núcleo de Estudos Indígenas e Afro-Brasileiros da Unaerp Guarujá, com apoio da OAB Subsecção Guarujá. A Universidade fica na Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada.

Programação Semana Zumbi dos Palmares

Já na quarta-feira (20), às 18h30, a prefeita Maria Antonieta de Brito fala sobre “Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Guarujá”, na exposição que acontece no Espaço Golden Ball (Avenida Santos Dumont, 4.130 – Jardim Conceiçãozinha).

Outro destaque da Semana Zumbi dos Palmares é a apresentação cultural “História e Culturas Afro-brasileira e Indígena: Resgatando e reconstruindo a imagem da criança negra no espaço escolar”, que acontece na sexta-feira (22), às 15 horas, na Escola Municipal Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva (Rua Poeta Gregório de Matos, 25 – Jardim Brasil/Morrinhos IV).

O presidente do Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Município, Anderson Bernardes, ressalta que a criação de atividades durante uma semana inteira “é uma forma de fixar políticas públicas, aproximando o governo com as entidades e a população negra”.

Segundo o assessor de Políticas Públicas de Igualdade Etnica e Racial da Prefeitura, Roberto Luiz de Oliveira, em 2009 a prefeita Antonieta sancionou o dia 20 de novembro como Feriado Municipal. “Antes esta data era apenas ponto facultativo na Cidade. Este ato mostrou a sensibilidade do governo, que desde então vem realizando diversas atividades para celebrar a data”.

Confira toda a programação completa da Semana Zumbi dos Palmares na imagem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter