Semana Zumbi dos Palmares começa na próxima segunda-feira (18) em Guarujá

O município preparou uma programação especial para reforçar a luta pela igualdade racial

Comentar
Compartilhar
18 NOV 201311h04

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, próxima quarta-feira, com uma semana especial com palestras, debates, exposições e outras atividades.

A Semana Zumbi dos Palmares começa na próxima segunda-feira (18), com a assinatura do Pacto de Intenções entre a Prefeitura e a Fundação Casa, por meio do Comitê Institucional “Quesito Cor”, em parceria com o Programa Juventude Viva, a partir das 14 horas, na Sala de Reuniões do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio). Também na segunda-feira (18) acontecem palestras em diversas escolas da Cidade. (Confira programação completa abaixo).

Na terça-feira (19), acontece na Unaerp Guarujá, às 19 horas, o debate a “Discriminação e suas múltiplas faces: Consequências psicossociais”. O assunto será apresentado por Marise Borges e Wilson Sabino, sob coordenação do Núcleo de Estudos Indígenas e Afro-Brasileiros da Unaerp Guarujá, com apoio da OAB Subsecção Guarujá. A Universidade fica na Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada.

Programação Semana Zumbi dos Palmares

Já na quarta-feira (20), às 18h30, a prefeita Maria Antonieta de Brito fala sobre “Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Guarujá”, na exposição que acontece no Espaço Golden Ball (Avenida Santos Dumont, 4.130 – Jardim Conceiçãozinha).

Outro destaque da Semana Zumbi dos Palmares é a apresentação cultural “História e Culturas Afro-brasileira e Indígena: Resgatando e reconstruindo a imagem da criança negra no espaço escolar”, que acontece na sexta-feira (22), às 15 horas, na Escola Municipal Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva (Rua Poeta Gregório de Matos, 25 – Jardim Brasil/Morrinhos IV).

O presidente do Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Município, Anderson Bernardes, ressalta que a criação de atividades durante uma semana inteira “é uma forma de fixar políticas públicas, aproximando o governo com as entidades e a população negra”.

Segundo o assessor de Políticas Públicas de Igualdade Etnica e Racial da Prefeitura, Roberto Luiz de Oliveira, em 2009 a prefeita Antonieta sancionou o dia 20 de novembro como Feriado Municipal. “Antes esta data era apenas ponto facultativo na Cidade. Este ato mostrou a sensibilidade do governo, que desde então vem realizando diversas atividades para celebrar a data”.

Confira toda a programação completa da Semana Zumbi dos Palmares na imagem.