X

Esportes

Velejadores chegam ao Iate Clube de Santos para 70ª Regata Santos-Rio

Largada será às 12h desta sexta-feira, e desfile dos barcos acontece às 10h30 na Baía de Santos

Da Reportagem

Publicado em 22/10/2020 às 11:40

Atualizado em 22/10/2020 às 11:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A regata deste ano conta com várias feras da vela brasileira / DIVULGAÇÃO

Os primeiros velejadores já chegaram entre a terça-feira e esta quarta-feira no Iate Clube de Santos para a disputa da 70ª edição da Regata Santos - Rio, a mais tradicional e difícil da vela de oceano brasileira e que este ano conta com várias feras da vela brasileira. O evento conta com organização do Iate Clube de Santos, Iate Clube do Rio de Janeiro e apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, CBVela e Prefeitura de Santos. 

A largada será na sexta-feira, dia 23, a partir das 12h, para o recorde de mais de 70 barcos presentes (cerca de 500 velejadores), mas antes, às 10h30, haverá um desfile pela Baía de Santos com homenagem aos 12 barcos presentes campeões da história com salva de canhão do Navio-Veleiro Cisne Branco que ficará ancorado na frente do Píer dos Pescadores, em Santos (SP). 

Lars Grael chegou na noite desta terça-feira vindo do Rio de Janeiro com seu barco Avohai onde irá disputar a classe ORC em barco que terá seu sobrinho, Marco Grael, que tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Duas vezes medalhista Olímpico em 1988, em Seul, na Coreia do Sul, e 1996, em Atlanta, nos EUA, Lars comentou sobre a previsão de contra-vento para a prova o que deve alongar a duração da prova: "Por enquanto a previsão meteorológica não são muito favoráveis, são ventos leste, vento contra de intensidade médio para forte e podendo ter chuva a partir de sábado. Mas isso é a Santos-Rio, vento que predomina na costa, talvez a importância da regata se dê pelo desafio e dificuldades que se apresentam. Então a tática será decisiva se os barcos vão navegar mais próximos ou mais afastados da costa, cada um vai tomar sua decisão buscando chegar o quanto antes no Rio em busca da tradicional taça Cidade de Santos".

E as condições favorecem a quais tipos de barcos ? Lars destaca: "Não sabemos as condições que encontraremos na chegada no Rio de Janeiro onde a tendência é o vento diminuir ou morrer. Se as condições forem de vento intenso por todo o trajeto, favorece os barcos maiores. Se chegarmos no Rio com pouco vento e domingo de manhã entrar o vento de novo, daí pode favorecer os pequenos, então é uma previsão difícil de falar, mas normalmente os barcos maiores com vento forte contra-vento são favorecidos".

O dia também teve o primeiro contato de Torben Grael  - hexacampeão da Santos-Rio como comandante - que vai liderar o barco Rudá com membros do projeto Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela, futuros grandes nomes da vela do Brasil, entre eles o filho de Lars Grael, Nicholas, Giovanna Prada, filha do medalhista olímpico Bruno Prada. O veleiro terá presença também de Henry Boening, proeiro de Robert Scheidt, e do campeão mundial, Samuel Gonçalves. 

Baianos chegam após saga de 12 dias no mar com barco campeão de 2001. Após 17 dias, gaúchos disputam pela primeira vez com barco campeão de 1980 

Quem chegou no fim da tarde desta quarta-feira foi o veleiro Marujo´s do baiano Gerald Wicks. Ele veio direto de Salvador (BA) do Aratu Iate Clube, dentro da Baía de Todos os Santos, e veio pela primeira vez para a Santos-Rio pela importância da 70ª edição e também pois será homenageado pela conquista de 2001 no barco que se chamava Neptunus X comandado na época pelo carioca André Mirsky, filho do lendário Sérgio Mirsky. Wicks adquiriu o barco há uma década.

Gerald, que começou a velejar em Itapuã há mais de 40 anos, saiu da capital baiana no dia 10 de outubro e fez sua viagem por 12 dias até chegar ao Iate Clube de Santos, uma saga com alguns percalços no caminho: "A intenção era vir parando no caminho, mas tivemos muitos problemas com vento forte contra, tivemos avarias importantes, rasgamos vela, monitor estourou, cabo que arrebentou, tivemos que retornar pro porto anterior. Estavámos quase em Abrolhos, retornamos para Ilhéus (BA) para esperar a frente fria passar. Em Vitória (ES) ficamos dois dias parados esperando outra frente passar, depois fomos para Ilhabela (SP) e chegamos aqui. Vamos fazer os devidos reparos necessários nesta quinta-feira para chegar bem na sexta".  

O veleiro estará na raia na classe ORC concorrendo diretamente com fortes veleiros como o Avohai de Lars Grael, o Blue Seal, com Martine Grael, e o Crioula 29, com Samuel Albrecht.

"Acredito que se fizermos tudo certinho na regata conseguiremos chegar em uma posição boa. Sempre competirmos na classe ORC, a mais competitiva. Pro nosso perfil achamos que é a que mais se encaixa. Nosso barco é rápido, não sei se iremos bem no tempo corrigido, mas no real vamos tentar chegar perto dos ponteiros. A previsão de contra-vento não me assusta, só teremos mais horas velejando, se o vento ficar muito forte vai ficar desconfortável, mas estamos prontos. Quem veleja no mar não pode escolher muita coisa, é regular as velas e seguir adiante".  

Outro barco que veio de longe foi o Five Stars, com tripulação de seis pessoas, todos gaúchos, direto do Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre (RS). Foram 17 dias de viagem. O veleiro, construído em 1979 para disputar prova na Holanda, foi o campeão em 1980 na Regata Santos-Rio e chega como um dos poucos da história da regata com o status de ser totalmente fabricado e projetado no Brasil.

"Nunca viemos para a Santos-Rio. É o local mais longe para competir que nos deslocamos. Viemos pelo aniversário das 70 edições, homenagem e também porque o barco foi um dos poucos com projeto totalmente brasileiro campeão da Santos-Rio.  Saímos de Porto Alegre, paramos em Rio Grande (RS), depois demos um tiro até Porto Belo (SC), depois decidimos só velejar de dia, paramos em Itajaí (SC), ilha de São Francisco (SC), ilha do Bom Abrigo (PR), quase entrada de São Paulo, e viemos direto para cá  Como mantemos uma média acima de 5 nós, e com vento fraco acionamos o motor, não tivemos avarias", disseram o comandante Luiz Fernando e o capitão Volney Lima que vão correr com perspectivas de chegar ao Rio de Janeiro com segurança diante das condições adversas previstas: "Ele é bom de contra-vento, mas é um barco de 41 anos, não queremos forçar muito, vamos colocar uma vela adequada, sem forçar a tripulação, vamos com segurança".

Além dos grandes nomes descritos acima, a 70ª Santos-Rio terá outros medalhistas olímpicos como Kiko Pelicano e Isabel Swan, campeões Mundiais como Maurício Santa Cruz, Samuel Gonçalves, velejadores que estarão na Olimpíada de Tóquio 2021 como Samuel Albrecht. Pedro Trouche, campeão da Star Sailors League em 2018, também marcará presença. 

O evento terá dois barcos, o Bravo e o Sexta-Feira, com doze tripulantes de projetos sociais de Vela, o Grael, de Niterói (RJ), e Navega São Paulo, de Praia Grande (SP), a maioria de comunidades carentes e que arrecadaram dinheiro por uma vaquinha virtual para estarem na competição.

Veleiros Clássicos também serão brindados e vão disputar o troféu La Belle Classe oferecido pelo Iate Clube de Santos em parceria com o Yacht Club de Mônaco que realiza a regata mais antiga do mundo. 

O veleiro Aventura, de 1957, é o mais antigo da raia. De madeira e reformado há dois anos, ele é um destaque à parte. Foram 40 anos competindo no Rio Grande do Sul, onde foi construído, e desde 2008 está baseado em Angra dos Reis (RJ).

Os barcos vão disputar as categorias ORC, IRC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos e Mini-Transat. Lembrando que a vela de oceano estará no programa dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Acompanhamento online da 70ª Santos-Rio

A 70ª Santos-Rio poderá ser acompanhada online em tempo real tanto pelas famílias como imprensa e demais pessoas pelo  sistema SPOT Brasil, subsidiária da empresa americana Globalstar Inc, que fará o rastreamento dos veleiros. O link será o http://app.dotshow.com.br/eventos/regatasantosrio/ . 

Após a disputa da 70ª Santos-Rio será realizada a 51ª edição do Circuito Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com organização do Iate Clube do Rio de Janeiro. O Circuito Rio valerá como o Campeonato Brasileiro da classe ORC.

Veleiros Homenageados no Desfile de Sexta-Feira (ano do título e nome do veleiro):

1959 - Cangaceiro
1971 - Buscapé
1978 - Krishna
1980 - Five Stars
1995 - H3+
2001 - Neptunus X - Agora chamado de Majuro´s 
2007 - Sorsa III
2011 - Magia
2013 - CBVela/Rudá
2015 - Angela Star - Agora chamado de Xamã
2018 - Felciuno - Agora chamado +Bravíssimo
2019 - CBVela/Rudá

A 70ª Regata Santos-Rio tem a organização do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com os apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, da CBVela, e da Prefeitura de Santos.  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Dia de Sorte no concurso 904, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 500.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2716, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 3.500.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter