Esportes

Unisanta apresenta equipe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Natação Unisanta se consagrou campeã inédita da Seletiva Olímpica Brasileira (Troféu Brasil 2024), com 1.300 pontos

Carlos Ratton

Publicado em 15/05/2024 às 09:19

Atualizado em 15/05/2024 às 09:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Universidade Santa Cecília apresentou oficialmente o time de natação classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 / Carlos Ratton/DL

Continua depois da publicidade

A Universidade Santa Cecília apresentou oficialmente, nesta terça-feira (14), o time de natação classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontece este ano. É a maior equipe de uma universidade ou clube brasileiro. Ontem ocorreu a última coletiva de Imprensa antes da blindagem de treinos para a competição.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os nadadores classificados são Beatriz Dizotti, Gabi Roncatto, Guilherme Basseto, Guilherme Cachorrão, Mafe Costa, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini e Leonardo de Deus – este último aguardando somente a liberação do da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA (ver nesta reportagem).   

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Diário do Litoral e Unisanta lançam filme 'Nossa Louca Resistência' nesta quarta

• Abertura da XXXIII dos Jogos da Unisanta acontece na terça-feira

A Natação Unisanta se consagrou campeã inédita da Seletiva Olímpica Brasileira (Troféu Brasil 2024), com 1.300 pontos. Os nadadores cecilianos também conquistaram prêmio individuais.

Mafe Costa foi eleita a atleta feminina com o melhor índice técnico e eficiência, enquanto Guilherme Cachorrão recebeu o prêmio de melhor eficiência masculina.

Continua depois da publicidade

As primeiras medalhas da Unisanta vieram nos 800m livre com o trio Mafe Costa, Gabi Roncatto e Beatriz Dizotti. Com 8m28s92, Mafe conquistou o ouro e estabeleceu novo recorde brasileiro na prova, enquanto Gabi alcançou o segundo lugar (8m33s33) e Beatriz ficou em terceiro (8m33s35). Na mesma prova, Maria Paula Heitmann fez 8m43s66 para conquistar o quinto lugar.

Na etapa masculina, Guilherme Cachorrão confirmou o favoritismo e conquistou o ouro. Além disso, o ceciliano confirmou o índice olímpico de salvaguarda.

Presente à cerimônia e bastante emocionado, o presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília, Marcelo Teixeira, agradeceu aos atletas, técnicos e professores pela conquista da seletiva olímpica. “Vocês escreveram um capítulo importante da história da Universidade. Santos, hoje, é a capital da natação brasileira. Poucas instituições de ensino chegaram a esse nível e isso é fruto de muito investimento no esporte”, disse.

Continua depois da publicidade

O prefeito Rogério Santos, também presente, disse que também estava muito emocionado porque, entre outras coisas, foi atleta e aluno da Unisanta. “Cheguei a competir, mas nunca atingi o nível desses valorosos atletas. O Troféu Brasil foi um sonho realizado e acredito que a medalha olímpica também virá, tenho certeza disso”.

O técnico da equipe da Unisanta, professor Marcel Ferreira, disse que dará suporte, em Paris, para a atleta de maratona aquática e campeã olímpica Ana Marcela Cunha, que também faz parte da equipe da Universidade que estará em Paris.

“Terei uma responsabilidade muito grande. A Unisanta vem colhendo frutos de muito trabalho e eu faço parte desse processo de campeões”, disse, ao lado do técnico da equipe brasileira, Fernando Possenti. “A Unisanta tem o mérito de anos a fio manter o incentivo ao esporte e isso é que é meritocracia”, completou Possenti.

Continua depois da publicidade

Leonardo UnisantaLeonardo de Deus acredita ter direito a uma vaga nas Olimpiadas (Carlos Ratton)

Leonardo

Em entrevista ao Diário, Leonardo de Deus acredita ter o direito de ser o 19º integrante da seleção brasileira de natação que vai aos Jogos Olímpicos de Paris. Ele alega que fez o índice olímpico durante o Troféu Brasil do ano passado e deveria ser chamado para disputar os 200 metros borboleta na França.

“A CBDA abriu um precedente para um atleta e acredito que deve abrir para mim porque obtive a mesma pontuação”, espera. Leo deve ser o capitão da equipe, caso vá à França.    

A CBDA teve como critério principal a chamada "seletiva única", mas criou o que chamou de salvaguardas. Atletas que nadaram abaixo do índice nos Mundiais 2023 e 2024 e no Pan, entre outros eventos, poderiam ser convocados em provas em que as cotas não fossem ocupadas pela seletiva.

Continua depois da publicidade

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Tem apoio da Fundação Pro Esporte de Santos (Fupes).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software