Continua depois da publicidade
Torcedores que compareceram ao Estádio do Mineirão e à Arena de São Paulo para assistir aos jogos das Semifinais enviaram 1,8 milhão de fotos pelas redes de telefonia móvel de 3G e 4G instaladas nas arenas pelas prestadoras. Nessas duas partidas, entre Brasil e Alemanha e entre Holanda e Argentina, também foram feitas 159 mil ligações telefônicas. Com isso, nos 62 jogos do mundial realizados até agora, o volume de dados trafegados nas redes de telecomunicações nas arenas é equivalente a 44,5 milhões de fotos, com tamanho médio de 0,55MB.
Na partida entre Brasil e Alemanha, na terça-feira, foram feitas 94 mil ligações e enviadas 840 mil fotos. Esse total de fotos é similar ao volume verificado na partida entre Brasil e Colômbia, no Castelão, quando foram enviadas 786 mil fotos, e ficou abaixo da partida entre Brasil e Chile, também no Mineirão, em que chegou-se a 1,1 milhão de fotos, contando com a prorrogação e os pênaltis.
O pico de envio de dados no jogo entre Brasil e Alemanha ocorreu às 16h, uma hora antes da partida, e esteve elevado até o intervalo, mantendo um comportamento similar ao de outras partidas. Observou-se, porém, uma queda acentuada, de 55%, no tráfego de dados logo no início do segundo tempo, bem acima do que se verificou em outros jogos, que é de cerca de 30%, em média. Já no jogo entre Holanda e Argentina, na Arena de São Paulo, foram enviadas 960 mil fotos e feitas 65 mil ligações.
O recorde de envio de fotos pelas redes de telefonia móvel continua sendo o da partida entre Brasil e Camarões, no dia 23 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, quando os torcedores enviaram 1,6 milhão de fotos. O maior volume de tráfego tem sido observado exatamente nos estádios com maior capacidade de público. Para medir o tráfego total de ligações e de comunicações de dados, tem sido considerado um período de sete horas, começando três horas antes da partida e se encerrando duas horas depois do jogo.
Continua depois da publicidade